Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

4 problemas comuns que atrapalham a lucratividade da rádio

radio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A sua rádio já fatura tanto quanto você gostaria? Se a resposta foi não, saiba que esta é a realidade de muitos donos de emissoras no Brasil. Mas é importante destacar que este não é um problema impossível de ser resolvido. É preciso, em primeiro lugar, identificar quais são os pontos fracos que impedem que a sua rádio seja tão lucrativa quanto poderia. A partir deste conhecimento, é possível estabelecer estratégias para eliminar as fraquezas e garantir um negócio mais rentável.

Separamos, abaixo, quatro exemplos de problemas comuns enfrentados pelas rádios e soluções eficientes para cada um deles. É muito provável que você se identifique com pelo menos um, confira:

1. Baixa audiência

Se a rádio não conta com uma boa audiência, dificilmente vai vender bem os seus espaços comerciais. Por outro lado, se muitos ouvintes escutam os seus programas, a procura para anunciar na rádio é maior e podem ser fechados negócios mais lucrativos. Mas como reverter o quadro e garantir uma boa audiência para a emissora? O primeiro passo é analisar o conteúdo apresentado. A próxima etapa é definir estratégias para melhorar este conteúdo. Sim, é preciso melhorar. Porque, se o alcance da rádio é baixo, é muito provável que o conteúdo veiculado não seja bom suficiente para atrair e conquistar os ouvintes.

2. Pouca relevância na internet

Outro problema comum, que pode ser responsável pela baixa lucratividade da sua rádio, é a pouca relevância na internet. Investir no fortalecimento da marca na web é algo essencial para garantir mais ouvintes para os programas da emissora e uma maior visibilidade para a marca. Esta visibilidade é um fator de grande relevância para os anunciantes. É preciso estar atento: se a sua concorrente tem uma presença digital mais forte do que a sua rádio, o anunciante vai preferir investir nela! É necessário, portanto, investir em um bom site, marcar presença nas redes sociais (como Instagram, Facebook e Twitter), ter um aplicativo próprio e apostar em outras ações que garantam uma marca forte na internet.

3. Falta de investimento em tecnologias

Algumas rádios ainda estão presas ao passado e isso pode frear o crescimento do negócio. Sistemas de gerenciamento, por exemplo, são aliados na busca por uma empresa mais lucrativa. Eles oferecem uma visão completa do negócio, possibilitam melhores investimentos financeiros e ajudam a maximizar a receita da rádio.

Também vale citar a internet e os smartphones como exemplos de tecnologias que contribuem para o aumento da rentabilidade do negócio. Um site bacana, com um considerável número de acessos diários, e um aplicativo são exemplos de novos canais em que podem ser vendidos espaços publicitários. Alguns anunciantes preferem estas mídias, porque é lá que o público deles está. Invista em tecnologia para não perder nenhuma oportunidade e garantir o crescimento da sua emissora.

4. Relacionamento fraco com os anunciantes  e com suas agências

Não dedicar tempo para fortalecer o relacionamento com os anunciantes também pode ser uma razão para a baixa lucratividade da sua rádio. Faça dos seus anunciantes seus parceiros: estabeleça um relacionamento de confiança com eles, faça um bom pós-vendas e ofereça sugestões para que eles façam um melhor proveito do tempo comprado na sua rádio. Você pode dar dicas sobre os melhores horários para que eles façam as suas propagandas e sobre o tom que o anúncio deve ter para garantir que o público-alvo da marca seja atingido, por exemplo.

Lembre-se: quanto melhores forem os resultados trazidos pelos anúncios feitos na sua rádio, melhor para a reputação da emissora e para a fidelização dos anunciantes.

Vale destacar que isso também é válido quando o tempo na sua rádio é contratado por uma agência. Muitas empresas contam com agências especializadas para tratar das suas ações promocionais. Por isso, para garantir uma rádio mais lucrativa, também é essencial investir em um relacionamento forte e de confiança com as agências de publicidade.

 Que outros motivos você acredita que podem prejudicar a rentabilidade de uma rádio? Compartilhe nos comentários. 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br