Case de Sucesso: Vox 90 FM cresce 800% em audiência online

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Sabe aquele ditado “estar no lugar certo na hora certa”? Foi o que aconteceu com a Rádio Vox 90 FM. Após 12 meses trabalhando seu aplicativo e site junto aos ouvintes e anunciantes, a rádio alcançou um crescimento absoluto na sua audiência. Alguns dos resultados:

  • Foram 800% de aumento de ouvintes ativos em site e aplicativo
  • Salto de 270% em interações com os conteúdos da rádio
  • Aumento de 30% de faturamento no contrato de um cliente, devido à rádio possuir ferramentas online para campanhas, obtendo o melhor resultado em campanhas online para esse cliente

Esses resultados mostram que as novas tecnologias chegaram e a popularização da internet é uma realidade que precisa ser encarada e vista como potencial de expansão para o segmento, afinal, nunca houve tantas oportunidades para se trabalhar no meio rádio como agora.

A Rádio Vox 90 conseguiu absorver o novo cenário de consumo de mídia, transformando-o em oportunidade de engajar seus ouvintes, oferecer diferencial para os seus anunciantes e fortalecer a marca da rádio.

Tudo começou quando a rádio notou que o consumo de ouvintes via streaming aumentava constantemente, e também, as interações dos ouvintes nas redes sociais. Foi então que a rádio sentiu a necessidade de dar mais atenção para os canais digitais, principalmente site e aplicativo.

O primeiro passo foi contratar uma solução que pudesse auxiliar a entrega de resultados, que é a grande vantagem do online e o que o anunciante realmente quer ver: números, dados de abertura dos anúncios e quantidade de interações e conversões em suas campanhas com a rádio.

David Oliveira, responsável pelo digital da Vox, conta que o apoio recebido pela Cadena para traçar os objetivos iniciais foi fundamental: “Como era um projeto bastante novo, a Cadena nos ajudou com o pontapé inicial, juntos traçamos alguns objetivos e discutimos recursos para engajar os nossos ouvintes e, com isso, oferecer diferencial aos nossos anunciantes. Tudo isso com uma plataforma simples de usar, que consolida todos os dados e nos dá flexibilidade para trabalhar as campanhas, como os recursos de agendamento, notificações e muito mais”.

Quais foram as principais estratégias?

Para conquistar todos esses resultados, a Rádio Vox 90 tomou duas ações: passou a divulgar o aplicativo constantemente no AR e a oferecer promoções exclusivas, o que estimulava os ouvintes a baixarem o aplicativo ou participarem direto pelo site.

Os conteúdos também passaram a ter um cuidado especial: além de serem cada vez mais pensados para agradar e atender as necessidades dos ouvintes, eles passaram a ser disponibilizados em formato multimídia (texto, áudio e vídeo) e sob demanda, no site e aplicativo da rádio, para que o ouvinte possa acessar e interagir no canal, horário e formato de sua preferência.

“Os conteúdos não são pensados para a massa, mas para os ouvintes locais. Sempre estamos atentos para verificar se o conteúdo não está repetitivo, como estão os números de abertura e taxa de interação. O bacana de estar no digital é que é uma via de mão dupla, pois o ouvinte agora não só ouve a rádio, ele também pode comentar, interagir, participar e compartilhar com os amigos, além de poder assinar e receber notificações sobre novas publicações dos assuntos de sua preferência”, afirma David.

Como foi o processo de comercialização?

Depois de trabalhar promoções e conteúdos interessantes e com os acessos crescendo, a Rádio Vox 90 apresentou os dados para um de seus principais anunciantes e ofertou os espaços digitais.

David conta que o anunciante optou por fazer a campanha com um produto específico, para comparar com outras mídias e identificar qual canal traria mais retorno. Ele comentou ainda que não houve resistência ou objeções quanto a investir verbas de mídia no digital, pois o anunciante entende a importância de se estar onde seus potenciais clientes estão.

“Os números mostraram que os resultados da campanha online com a Vox 90 superaram todos os outros meios que eles investiram, inclusive redes sociais. Isso gerou um aumento de 30% de receita no contrato da rádio com esse cliente, que ficou extremamente satisfeito e segue investindo cada vez mais na rádio como parceiro estratégico para melhorar seus resultados”, conta.

Sobre a Solução

A Cadena desenvolveu uma plataforma focada em captar e gerenciar dados profundos de ouvintes, além da distribuição de conteúdo de maneira personalizada e sob demanda.

A plataforma gerencia o site e aplicativo da rádio e consegue transformar todas as ações dos ouvintes dentro desses canais digitais em números que serão apresentados aos anunciantes, permitindo que a verba de mídia seja investida de maneira inteligente.

Todo o processo é simples e automatizável, facilitando para que rádios de todos os portes possam utilizar, mesmo sem aumentar a equipe. A rádio Vox 90 e demais clientes Cadena conseguem programar, em minutos, todas as notificações push que os ouvintes deverão receber durante o mês. As rádios podem, inclusive, optar por interagir com toda a base ou um segmento específico, como por exemplo ouvintes ativos ou inativos.

Segundo David, a expectativa é que em 2018 esse trabalho online seja intensificado na Rádio Vox 90: “Além de todos os resultados obtidos no ano passado, posso dizer que os resultados digitais conseguem me trazer um parâmetro melhor do que qualquer pesquisa externa. Eu consigo vender ainda mais o AR com os dados que captamos com as soluções Cadena”.

Conclusão: não dá para ter site e aplicativo “vitrine”

Não adianta, o caminho para manter a base de ouvintes crescendo passa pelos meios online, que é onde todas as pessoas estão durante a maior parte do dia. O online, combinado com o AR e demais campanhas promovidas pela rádio, potencializa o sucesso das campanhas dos anunciantes, que precisam ser cada vez mais competitivos também para ganhar a atenção dos seus potenciais clientes.

Mas isso não pode ser atingido com um site e aplicativo “estáticos”, que não captam dados para conhecer melhor a audiência, que é o produto da rádio. Vejamos o Facebook, que tem sido encarado como um “concorrente” das rádios: seu produto é o mesmo (audiência) e seu sucesso com as agências e anunciantes em geral é devido à promessa de entrega das campanhas para um perfil extremamente segmentado. As rádios, portanto, precisam conhecer cada vez melhor seus ouvintes para trabalhar essa segmentação no local onde são autoridade.

Investir em um bom site e aplicativo que gerem interação e em uma plataforma que gerencie todas essas iniciativas, captando e tratando esses dados e fornecendo estatísticas e resultados precisos das campanhas é a receita de sucesso para que as rádios continuem competitivas e aumentem seu faturamento.

Quer crescer como a Vox 90 e aumentar ainda mais as suas vendas? A Cadena pode te ajudar, clique aqui para entrar em contato.

 

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