Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Dicas valiosas para garantir mais organização na gestão da sua rádio

trabalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

As emissoras de rádio são um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais do mundo, mas boa parte das emissoras passou por um processo de modernização com o tempo. Quem está do lado de fora, na qualidade de ouvinte, muitas vezes não imagina a quantidade de tarefas complexas que envolvem o gerenciamento de uma emissora. No entanto, quem trabalha no ramo, sabe que não é simples lidar e organizar tantas tarefas para garantir eficiência e resultados.

Além da seleção do conteúdo musical e jornalístico, a administração de uma rádio passa pela gestão de locutores e técnicos, além de anunciantes. O relacionamento com os ouvintes é outra atividade importante, já que é justamente a partir da audiência que uma rádio conquista credibilidade e autoridade no mercado para ter mais recursos. Por fim, existe toda a administração envolvendo funcionários operacionais, além de claro, a gestão financeira.

A gestão de uma rádio, portanto, requer profissionais capacitados para torná-la sustentável e eficiente como um negócio. Graças a tecnologia, a gestão de rádios está se tornando mais simples e prática, com recursos que facilitam o dia a dia. Se você pensa em otimizar a gestão da sua rádio, acompanhe algumas dicas que selecionamos!

Conte com o auxílio da tecnologia da informação

Os softwares nada mais são do que ferramentas que permitem automatizar procedimentos, tornando a gestão mais eficiente e fácil. Além de fazer com que a gestão fique menos suscetível a falhas humanas, esse tipo de ferramenta costuma representar um enorme ganho de tempo, na medida em que permite a execução das tarefas mais rápido e facilmente.

O mercado já oferece softwares especializados para auxiliar na automatização de diversas tarefas em rádios. Além disso, boa parte deles é oferecida como um serviço, o que significa que a emissora não precisa de quantidades enormes de recursos para usufruir desse tipo tecnologia. Outra vantagem de se poder alugar um software de gerenciamento é que a emissora não precisa se preocupar com investimentos futuros decorrentes da própria modernização do software, já que no valor do serviço fica embutido o preço das atualizações e eventuais alterações que serão promovidas dentro do sistema.

Organize a programação musical e comercial

A programação musical e comercial são o que conferem qualidade e conquistam os ouvintes. Por isso, e necessário que a programação seja bem organizada para fidelizar ouvintes e também trazer os resultados esperados pelos anunciantes.

Hoje, um software já permite que toda a programação da sua rádio seja automatizada e controlada à distância.  Esse recurso também já cuida de todo o acervo musical, além de facilitar a vida do programador já gerando uma programação livre de choques, por exemplo.

Em termos de operação comercial, o software tem recursos que possibilitam gerenciar toda a programação, incluindo vendas e OPEC, além de disponibilizar relatórios e consultas que ajudam no acesso rápido a informações e na construção de estratégias sólidas no que se refere a otimização dos espaços comerciais.

Facilite o acesso às informações

Papéis espalhados pelo estúdio e um locutor estressado por não conseguir localizar informações necessárias em uma transmissão ao vivo? Esse tipo de situação simplesmente já não cabe nos dias de hoje.

Com um software é possível disponibilizar todas as informações relativas à programação musical e comercial, atendimento de ouvintes e realização de sorteios, eliminando papeis do estúdio. Além da comunicação com o locutor, todos os profissionais envolvidos com o dia a dia da rádio passam a contar com uma comunicação muito mais eficiente, sem milhões de papeis e informações que se tornam difíceis de serem localizadas pela própria dinâmica do dia a dia.

Dê a devida atenção aos ouvintes

Toda a atividade de uma rádio tem como objetivo conquistar os ouvintes. Por isso, o atendimento de ouvintes deve ser uma prioridade na emissora e além de próximo, deve ser inteligente.

Hoje com o uso dos softwares já é possível armazenar um histórico de pedidos musicais, estoque de prêmios, sorteios, enquetes. Esse tipo de informação é fundamental na hora do atendimento, pois garante mais pessoalidade e estabelece uma relação de confiança com o ouvinte.

Já pensou em investir em um software para gestão da sua rádio? Tem dúvidas sobre os seus benefícios? Então deixe seus comentários abaixo!

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br