Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Por que desenvolver conteúdo local para a sua rádio?

radio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Um assunto que procuramos tratar com frequência no blog é sobre as dicas para aumentar a audiência da rádio. Nada mais justo, uma vez que a emissora precisa de um bom número de ouvintes para se manter no ar. Neste post, tratamos sobre a importância de criar e veicular conteúdos locais para conquistar um público maior e mais fidelizado para a sua rádio. Confira:

4 motivos para produzir mais conteúdo local na sua rádio

1. Evita a competição com emissoras maiores

Se você produz os mesmos conteúdos que as grandes emissoras, acaba concorrendo com elas. Afinal, o público vai encontrar na sua rádio os mesmos assuntos que encontra em várias outras emissoras do país. Produzir conteúdo local significa dar opções diferentes do que já existe para a sua audiência, o que resulta em uma redução da concorrência. Uma vez que você evita a competição com emissoras maiores. Se os programas produzidos tiverem qualidade, é bastante provável que você consiga atrair e fidelizar muito mais ouvintes, interessados em saber o que está acontecendo na região em que vivem.

2. Maiores chances de fidelizar os ouvintes da cidade

Um ponto muito importante para fidelizar um cliente, é personalizar a comunicação. Quando você começa a produzir mais conteúdos locais, é exatamente isso que acontece. A sua rádio passa a veicular programas direcionados para os ouvintes que moram na cidade e a falar de assuntos que é de grande interesse para estas pessoas. Dessa forma, a audiência local se sente mais conectada com a emissora e é mais provável que eles se tornem ouvintes fidelizados – que sintonizam a sua rádio com frequência e recomendam os seus programas para conhecidos.

3. Fortalece o relacionamento da rádio com a comunidade

Produzir mais conteúdos locais reflete na imagem que a rádio tem na comunidade em que está inserida. Os programas passam a dar mais visibilidade sobre o que está acontecendo na cidade e a repercutir problemas de segurança, política e educação que possam estar acontecendo na região. A programação também passa a dar destaque a bandas e eventos locais. A partir disso, o conteúdo passa a ter um valor significativo para a cidade e o relacionamento da rádio com a comunidade se torna muito mais forte.

4. Oferece algo a mais para a audiência

Para garantir que os seus programas tenham audiência, é preciso oferecer mais do que boas músicas. Atualmente, internautas conseguem acesso fácil à música que querem escutar, sem precisar do intermédio de uma emissora de rádio para isso. Além disso, existem diversos programas que permitem a configuração de playlists personalizadas. O que garante que os ouvintes continuem sintonizando na sua estação é, justamente, o conteúdo dos programas veiculados pela emissora e a maneira como o radialista informa e interage com a audiência. Ao criar conteúdos de qualidade direcionados para a comunidade local, você oferece algo a mais para quem mora na região e, assim, garante que a sua emissora tenha programas atrativos o suficiente para conquistar bons números de audiência.

Quanto do conteúdo veiculado na sua rádio é local? O que você acha desta estratégia para aumentar a audiência da emissora? Comente a sua opinião sobre o assunto. 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br