Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Verificar se o backup do Cadena está sendo feito corretamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Quando o Cadena é implantado no servidor da emissora, uma parte importante do processo é a configuração da rotina de backup do banco de dados. Essa tarefa é configurada no agendador de tarefas do Windows para fazer o backup completo do banco de dados uma vez por dia.

O backup do banco de dados do sistema é algo que deve ser tratado com extrema importância pois o prejuízo de perder todas as informações da empresa certamente seria desastroso para o negócio. Por isso relacionamos uma série de recomendações para um backup seguro e eficiente:

  • Faça backup de todos os dados no mínimo diariamente;
  • Monitore com frequência a realização do backup, para ter certeza que ele está sendo realizado;
  • Mantenha cópias fora da empresa, pois em caso de roubo de equipamentos, incêndio ou outro incidente, seu seguro não cobrirá a perda das informações;
  • De tempos em tempos, faça testes do backup, restaurando ele em um ambiente de testes, para ter certeza que ele está pronto para ser usado em caso de emergência;
  • Mantenha um histórico de backup pelo máximo de tempo possível, recomendamos no mínimo 7 dias.

É de extrema importância que a pessoa responsável pelo servidor verifique diariamente se o backup está sendo feito corretamente. Para isso veja a dica abaixo:

  1. Acesse a pasta de instalação do Cadena (Pode estar na raiz do disco local C, D ou outra unidade);
  2. Navegue para a pasta “Midia” > “backup”;
  3. Nesta pasta estão armazenados todos os backup realizados. Nela deverá contém um arquivo para cada dia.

Caso ocorra algum erro durante o processo de backup, o tamanho do arquivo compactado será de 1KB. Estes erros podem ser:

  • Espaço insuficiente em disco;
  • Usuário logado não tem permissão de acesso ao banco de dados.

Indicamos sempre fazer o backup no próprio servidor e diariamente salvar uma cópia em unidades externas, que podem ser Pen DriveHD externo ou outros computadores.

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br