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Tranforme o digital da sua rádio em audiência e vendas

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A maneira como os seus ouvintes consomem rádio está passando por transformações significativas. Eles estão ouvindo por meio de transmissões em streaming no site, utilizando o aplicativo da rádio e interagindo nas redes sociais. No entanto, essa mudança não se limita apenas ao rádio. É um reflexo dos novos hábitos de consumo que estão surgindo com o avanço das tecnologias.

Essa evolução começou muitos anos atrás com a popularização da internet e do mundo online, que agora fazem parte do nosso cotidiano. Por exemplo, você e a maioria das pessoas que convive fazem compras online, transferências bancárias, checam tanto seus celulares, que os mesmos agora mais parecem fazer parte adjunta do corpo humano. 

As pessoas desejam acessar notícias e entretenimento no local, formato e horário que melhor se adequam às suas rotinas. Portanto, é essencial que as emissoras de rádio estejam atentas a essas mudanças que estão ocorrendo.

Mas quais mudanças precisam ser feitas e como implementá-las? 

Não se preocupe! Este artigo está aqui para ajudar você a compreender esse novo cenário e a mostrar como incorporar essas transformações na sua rádio.

Para começar, podemos citar o mais novo estudo do Kantar IBOPE, Inside Audio 2023, que afirma que o Rádio não apenas sobrevive, mas prospera na era digital. É o resultado da convergência entre mídia, entretenimento e tecnologia, um fenômeno cultural impulsionado pela conectividade à internet e sistemas integrados. Isso está criando oportunidades praticamente ilimitadas e transformando fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Imagem: Kantar IBOPE – Inside Áudio 2023 

Nesse cenário, o desafio principal reside em atender à crescente demanda dos consumidores por mais conteúdo digital e experiências imersivas.

Levando para a prática, a rádio agora possui uma vasta gama de oportunidades para expandir sua audiência e impulsionar suas atividades comerciais, veja: 

Comportamento da nova geração: Estudar e entender como essa geração consome conteúdo e o que os leva a compartilhar nas redes sociais.  

Monetização no digital (online): Utilizar os meios online como site, aplicativos, etc, para oferecer mais opções aos seus anunciantes e aumentar suas receitas.

Receitas não tradicionais: Explorar novas opções de receita que não os tradicionais spots, flashes ao vivo, testemunhais, pedágios, entre outros, ou seja, pensar fora da caixa buscando formas de como envolver a audiência, prestar serviços à comunidade e até mesmo trazer receitas de empresas que não costumam anunciar no rádio. 

Vender audiência: O verdadeiro produto das emissoras são os ouvintes. Inserções, testemunhais, eventos, mídia digital são algumas das formas de entregar sucesso aos anunciantes. 

Na Prática 

Multiplataformas: Uma das principais tendências e desafios é trabalhar as várias plataformas junto aos ouvintes e anunciantes e tornar isso lucrativo. O que é possível fazer entendendo o poder de cada ferramenta e tirando o máximo de resultado com site, aplicativos, redes sociais, softwares de gestão, entre outros. 

Convergência: Antes, cada meio possuía um formato próprio e já consolidado de comercialização. Agora, deve ocorrer o chamado “overlapping”, que é uma mescla dos modelos de negócios, que impacta diretamente na estratégia da rádio e na rotina da equipe de vendas. 

Foco nos talentos: Nunca foi tão importante treinar, qualificar e motivar a equipe, principalmente o setor comercial, para que todos entendam como o cenário digital impacta nas operações e, principalmente, como os anunciantes enxergam a rádio. 

E para falarmos sobre a aplicação desses conceitos, precisamos relembrar o modelo do negócio rádio: 

Uma rádio é sustentada por dois pilares, ouvintes e anunciantes. As rádios vendem audiência, portanto, é fundamental mantê-la interessada e permanentemente engajada nos seus conteúdos. Clique aqui e leia o artigo “Quem é o Seu Cliente”.

As empresas em geral precisam investir em marketing para serem conhecidas, lembradas e alavancarem mais vendas e é aí que a rádio entra. 

Os ouvintes da rádio são potenciais clientes dessas empresas, pois consomem roupas, alimentos, veículos, moradia, educação, etc. e a emissora faz essa ponte, conectando ouvintes e empresas, para atender necessidades e gerar mais negócios. 

Então quanto mais opções a rádio der para o ouvinte ficar engajado e para o anunciante ser visto, melhor para todos, certo? 

O poder da escolha

E por falar em opções e escolhas… 

Entender o poder de escolha é parte fundamental para que todo o processo funcione. A internet mudou a forma de consumo: 

Negócios – Se antes tínhamos que decidir entre poucas marcas para obter um produto, hoje temos inúmeras possibilidades, podemos fazer buscas, comparar preços e modelos, checar opiniões de quem já comprou e fazer a melhor escolha, com segurança, comodidade e economia de dinheiro e o melhor: em questão de poucos minutos! 

Entretenimento – Quem não se lembra da “Sessão da Tarde”, “Tela quente”, “Domingão do Faustão”? 

Antigamente, se tínhamos um compromisso no horário, precisássemos ir ao banheiro ou ainda estourar pipoca, volta e meia perdíamos um pedaço do filme ou o programa todo, isso quando não dormíamos na metade do episódio, só a locadora salvava, e olhe lá! 

Hoje com Netflix, Prime e Globo Play, por exemplo, podemos acompanhar os episódios, filmes ou até mesmo programas que já foram ao ar facilmente, possibilitando o consumo a qualquer hora. 

Ou seja, hoje o consumidor escolhe como, de que forma, onde e a que horas quer consumir, isso é o poder de escolha! 

Mas o que a minha rádio tem a ver com isso? 

Pois bem, quem são seus ouvintes e anunciantes hoje? Qual é a idade destas pessoas? E qual é a tendência para os próximos anos? 

Se já não é a sua realidade, a médio prazo seu público principal e os tomadores de decisão dos seus anunciantes serão compostos em sua grande maioria pela nova geração, por isso as emissoras precisam se adequar ao novo estilo de consumo e entrega de resultados, este é o caminho que o segmento deve seguir. 

MÃOS À OBRA 

Preparamos uma estratégia detalhada em 4 passos para que a sua rádio consiga atingir esses objetivos!

Conheça seu ouvinte – Engaje sua audiência – Venda mais – Mostre os resultados 

Primeiro Passo – Conheça seu ouvinte 

Falamos em poder de escolha e a nova forma de consumo sob demanda. Outro ponto importante que complementa esse tema é o fato de conhecer profundamente seus ouvintes, você pode estar pensando, “Ah, mas eu conheço meu ouvinte, eu faço IBOPE!”. Estamos falando sobre conhecer profundamente o seu ouvinte.

  • Você sabe o que ele gosta de fazer aos fins de semana?
  • Você sabe se ele mora em casa ou apartamento? 
  • Você sabe se ele paga aluguel ou está reformando a casa? 
  • Você sabe se ele prefere rodízio de comida japonesa ou rodízio de carne vermelha? 
  • Você sabe se ele tem cachorro ou gato? 
  • E pra qual time ele torce?

Se você não sabe a resposta para a maioria das perguntas, então você não conhece seu ouvinte profundamente

Esse tipo de pergunta pode ser feito através de formulários inteligentes. Veja como funciona em nosso sistema, Cadena Ouvintes: 

Nosso cliente 92 FM São João ativou em suas promoções, nosso formulário inteligente, onde a cada participação, o ouvinte é impactado com uma pergunta estratégica que lhe ajudará a conhecer suas preferências e hábitos. 

Mas porque isso é TÃO importante? 

Faça uma reflexão: se nós mesmos não gostamos de ser tratados como massa, por que achamos que os ouvintes gostam? É importante ressaltar que a rádio fala não só para ouvintes, mas para os potenciais clientes de um negócio que anuncia na rádio. 

Imagine uma produção de camisetas com tamanhos únicos, elas serviriam para todos os corpos? 

E é exatamente isso que temos que pensar: A RÁDIO NÃO É UM TAMANHO ÚNICO e a sua audiência não consome igual simplesmente porque tem a mesma faixa etária ou o mesmo sexo.

E vamos além: conhecer seu ouvinte significa conseguir muitos clientes. Veja como: 

João é seu ouvinte e você sabe que ele é vegetariano. 

Na sua base de ouvintes existem mais de 500 pessoas vegetarianas, assim como João. 

Acabou de abrir um restaurante vegetariano na sua cidade. Se o seu vendedor apresentar essas informações sobre a sua audiência vegetariana, é muito provável que este restaurante queira anunciar com a sua rádio e não com o seu concorrente, ainda mais se você puder entregar a campanha dele somente para as pessoas vegetarianas! 

Para conseguir esses dados, você pode fazer pesquisas e enriquecer cada perfil em sua base de ouvintes, através de uma plataforma única, que centralize todas essas informações e simplifique a gestão.

Segundo Passo – Engaje sua Audiência 

Com tantas formas de consumo de música, entretenimento e conteúdo, a rádio precisa pensar em maneiras para manter seus ouvintes (um dos pilares do seu negócio) sempre engajados com a programação. Vamos mostrar algumas formas para você manter a audiência engajada e ao mesmo tempo conhecer melhor o seu ouvinte, como dissemos no passo anterior, veja exemplos: 

Ofereça conteúdo adequado no lugar adequado 

Não adianta estar em todas as redes sociais e utilizar exatamente a mesma abordagem para todos os canais, pois as pessoas interagem de forma diferente em cada meio. Um exemplo claro: posso utilizar meu Linkedin, uma rede social destinada à troca de informações profissionais, para postar vídeos de animaizinhos fofinhos? Melhor evitar.

Questione-se! 

“Será que meu ouvinte ficaria com vontade de compartilhar esse conteúdo?” Isso é importante, pois o compartilhamento indica que o ouvinte se identifica com aquele conteúdo, seja uma opinião compartilhada, uma causa social, uma notícia importante/bem redigida, um conteúdo útil (saúde, bem estar, receitas saborosas, dicas de viagem, etc.). 

“A identidade visual dos meus posts estão bons?” Se preocupar em oferecer um conteúdo intuitivo com um bom design aumenta o número de cliques e interesse nos seus posts. 

Notificação Push, você já está utilizando? 

Com tanta disputa por audiência e tantos afazeres, nem sempre o ouvinte está o tempo todo ligado na rádio e pode não saber que haverá um estúdio ao vivo de seu cantor preferido, um programa ou promoção nova no ar. Portanto é essencial para que uma ação tenha sucesso e maior engajamento, trabalhar as notificações push para avisar os ouvintes.

Veja um exemplo de nosso cliente, Rádio Conti:

Trabalhe os meios e conecte-os! 

Aproveite ao máximo cada evento para engajar seus ouvintes de diferentes maneiras. Tem um estúdio ao vivo programado? Faça uma promoção antes para sortear ouvintes para participar no estúdio. 

Você também pode promover uma live no Instagram da rádio mostrando os bastidores do show que o artista fará na cidade. Em seguida, publique as fotos no Instagram e Facebook da emissora. Faça um vídeo com os melhores momentos no Youtube. Ah! E se o artista comentou que tem uma receita favorita, por exemplo, faça uma promoção ou concurso para os ouvintes enviarem fotos ou vídeos fazendo o prato e marcando a rádio com alguma hashtag específica para concorrer produtos exclusivos. Para finalizar publique no seu site uma matéria sobre a visita. Viu como é possível explorar várias formas de divulgação e ainda conectá-las? 

Faça promoções

Suas promoções estão disponíveis facilmente para os ouvintes? Disponibilize as promoções da rádio tanto no ar, quanto no aplicativo e site.

Gerencie seus ouvintes 

Antes mesmo do Google e Facebook trabalharem audiência, as rádios já estavam cansadas de saber como fazer isso. Mas como você está gerenciando os dados dos seus ouvintes hoje? 

Lembrando: Seus ouvintes são sua audiência, o produto que você vende! É crucial que você possua uma ferramenta adequada para gerenciá-los e manter uma única base de dados. 

Terceiro Passo – Venda Mais 

Com a sua base de ouvintes completa e engajada, agora você pode estruturar um formato de comercialização incluindo os produtos online. Desta forma, a rádio oferece mais um canal em que o anunciante pode ter sucesso, complementando as campanhas do ar, e você pode cobrar de acordo com a aceitação dos seus clientes. 

Estruture um formato (ou vários!) 

Você pode comercializar o online avulso, se preferir, pode ser custo a cada mil visualizações, custo por clique, custo por dias de exibição ou ainda semanal, quinzenal, mensal, patrocínio de um evento ou programa. 

O online traz diferencial e entra como uma estratégia para justificar o seu valor, evitando “choradeira por descontos” e o famoso “leilão” entre as rádios da cidade, que é muito negativo e derruba os preços do mercado como um todo. 

Qualifique, motive e acompanhe os vendedores 

Se a gerência está certa de que investir no digital é o caminho para a saúde financeira e existência da rádio, precisa deixar isso bem claro. Mostre o porquê é importante investir nisso, para que todos estejam alinhados. Treine sua equipe comercial, levantem juntos as principais objeções e como argumentar. Ofereça ferramentas que os ajudem a  atingir os resultados desejados. E busque no mercado quem tem o know-how e está focado no sucesso das rádios para acompanhar vocês nesta jornada. 

Streaming de Vídeo 

O streaming de vídeo desempenha um papel crucial ao atingir aqueles ouvintes que têm uma afinidade maior com conteúdo visual. Além disso, é possível gerar receita por meio dele, seja transmitindo ao vivo a partir do estúdio, apresentando conteúdo de anunciantes, realizando transmissões ao vivo, ou incentivando interações, o que, por sua vez, aumenta o tráfego em seu site e aplicativo e cria mais espaços comerciais.

E sabe qual é a melhor parte? Com tudo automatizado e integrado com o seu sistema de automação.  

Pre-Roll 

Existe a possibilidade de programar anúncios para  serem exibidos imediatamente quando o ouvinte abre o aplicativo ou site, onde o anunciante pode expor seu produto ou serviço, em áudio, imagem ou vídeo, inclusive com clique para que o ouvinte seja direcionado a um site ou uma chamada telefônica. 

A emissora pode comercializar o tempo de exposição e, se será combinado áudio + imagem ou somente áudio, por exemplo.

O uso do pre-roll garante 100% de entrega e recepção dos anúncios, diferente do ar, que depende do ouvinte estar conectado durante o break que o anunciante contratou para ser impactado pela mídia. 

Com o pre roll basta o ouvinte abrir o aplicativo por qualquer motivo e a qualquer momento para visualizar/ouvir a campanha. 

Banner AdMob/ AdSense 

É uma plataforma de comercialização disponibilizada pelo Google, que adiciona anúncios de forma automática em seu aplicativo e site e te paga de acordo com cliques ou visualizações. Neste caso é possível escolher o segmento de anúncios que serão veiculados. É uma opção que gera rentabilidade para a rádio sem esforço da equipe comercial, gerando maior ou menor retorno de acordo com a quantidade de acessos e interação do ouvinte com o anúncio. 

Banner Patrocinador 

É possível comercializar espaços do seu aplicativo ou site para veicular anúncios dos seus clientes. Essa opção normalmente é mais vantajosa para a rádio, pois os anúncios têm muito mais identificação com o seu público e você pode cobrar por tempo e não por exposição/cliques, faturando mais. 

Você também pode usar este espaço para ações institucionais se preferir (ou precisar!). 

Vídeos e posts patrocinados 

É possível viabilizar ações de marketing indireto para levar conteúdo relevante aos ouvintes ao mesmo tempo que trabalha-se a marca/imagem do anunciante. Em alguns casos, o locutor pode ser o protagonista, aproveitando sua fama e poder de influência para engajar os ouvintes. Lembrando que não é necessário contar com equipamentos profissionais, muitas vezes o celular dá conta do recado, como no exemplo abaixo: 

Divulgue os vídeos no seu site, aplicativo, redes sociais e em outras plataformas como o Youtube, por exemplo, e faturar na quantidade de views, pois é uma ação com potencial de viralizar. 

No caso dos posts patrocinados, você pode desenvolver conteúdos úteis para as pessoas em geral, como: dicas de viagens, harmonização de pratos com bebidas, estilo de vida saudável, dicas de cuidados com os pets, decoração, beleza, tecnologia, todos eles patrocinados por empresas ou profissionais referência em cada segmento. Com isso, você pode atrair muitos outros patrocinadores que talvez não tivessem interesse ou espaço para investir em spots, ou até mesmo aumentar as receitas com quem já anuncia com você. 

Notificação Push Patrocinada 

É possível ofertar aos seus anunciantes uma quantidade de envios de notificação push em determinados horários e datas. Por exemplo, se você tem contrato com o Supermercado ABC: “O Supermercado ABC está com uma promoção incrível no Hortifruti, é a terça-feira maluca. Não perca!” ou para uma ação mais indireta, “Vai começar o programa Bom dia Rádio X, acompanhe agora”, onde o supermercado tem pre roll contratado com a rádio e será exibido para todos que engajarem com a notificação 

Quarto Passo – Mostre os resultados 

Você fechou um pacote de anúncios online + ar com o seu anunciante, agora é hora de entregar os resultados, então: 

Meça tudo! 

Uma das grandes vantagens do “online” é a possibilidade de mensurar os acessos, likes, comentários, visualizações, cliques, participações, tempo de permanência em sites, quantidade de downloads e muito mais. 

Aproveite e venda estes números aos anunciantes, eles são a prova de que a marca deles está sendo vista e clicada. Não importa muito se os números parecerem baixos, principalmente em cidades menores. O que importa é a qualidade dos clientes atraídos, se 10 clientes vegetarianos conheceram o novo restaurante, por exemplo, e os 10 gostaram e retornarem, temos 100% de conversão, não é mesmo? 

Inclua também no seu site, mídia kit e faça a divulgação! Invista no institucional da sua rádio, sua rádio ganha mais atenção (e verba) inclusive das agências. 

Automatize o que puder!

É fundamental que os seus talentos tenham tempo para pensar de forma não tradicional. Automatize tudo que puder ser automatizado para que o trabalho estratégico seja maior que o trabalho manual. 

Ofereça sempre 

Às vezes o “NÃO” pode ter vindo porque o anunciante não estava no momento de compra. Uma hora o “SIM” virá e você precisa ser a primeira opção dele. 

Divulgue: 

Seu mídia kit, site, aplicativo, diferenciais, seu material institucional, afinal, quem não é visto, não é lembrado! 

Agora é com VOCÊ

Percebe como o online é um grande diferencial e complemento do dial? 

Mesmo que neste momento o resultado das ações online possa não parecer muito atrativo por conta do tempo de engrenagem, tem alto impacto na manutenção da sua audiência, um dos pilares que sustentam o negócio rádio. 

É fato que estar no ambiente digital é o caminho a seguir, pois é onde as pessoas passam cada vez mais tempo. 

Para encerrar, não se esqueça: não deixe que o perfeito seja o inimigo do bom. Por vezes, queremos começar algo somente quando estiver perfeito e perdemos a chance de fazer algo bom e útil, que pode fortalecer a imagem positiva da rádio e criar reputação junto a ouvintes e clientes. 

Aproveite o “timing”, esse momento de mudanças no nosso meio, para testar novos formatos e aprender com erros e acertos.

Boa jornada, estamos aqui para te ajudar! 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

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