Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

A importância de conhecer a audiência da sua rádio

análise
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Para ter sucesso, uma emissora de rádio precisa, antes de mais nada, ter claro quem é seu público-alvo. Isso significa que não basta apenas saber quem é sua audiência, mas também adaptar seu funcionamento para que a programação oferecida esteja de acordo com seus gostos, preferências e particularidades.

Muitas emissoras preferem apostar na diversidade e apresentar um conteúdo o mais plural possível. Embora pareça uma boa ideia para atingir mais pessoas, isso dificulta a formação de um público constante e que realmente se identifica com a rádio. Ter um público variado também dificulta a relação com anunciantes, que podem deixar de anunciar por perceber que o investimento não vai gerar os resultados esperados.

É por isso que as rádios precisam definir muito bem quem é seu público-alvo. Dessa forma, os responsáveis pela programação podem adequá-la de acordo com o que for necessário, os anunciantes podem ter a certeza de que receberão retorno ao investir em publicidade e os próprios ouvintes sabem o que esperar da programação e podem se conectar a ela, mantendo-se fiéis.

Estratégia

A definição do público-alvo normalmente faz parte de uma estratégia maior, que se alinha com os objetivos da rádio e facilita o direcionamento das decisões. É preciso saber o que se pretende alcançar: o público pode ser baseado em um nível socioeconômico, uma faixa etária, nível de educação ou pode ainda ser uma combinação destes e de outros fatores.

Quando se sabe o que os ouvintes desejam, torna-se mais fácil estabelecer uma conexão com eles e desenvolver uma programação consistente e adequada, bem como ações de marketing e planos de desenvolvimento da empresa.

Conhecendo o público

Uma vez estabelecido o público-alvo, é preciso desenvolver uma proximidade com ele. Saber quem é e como o ouvinte pensa é uma forma de estabelecer uma comunicação mais apropriada.

Uma das formas mais eficazes de se fazer isso é disponibilizando canais de comunicação adequados para esse fim, que permitam que o ouvinte expresse suas opiniões, gostos e preferências. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, promoções, concursos e até mesmo de contatos via mídia sociais.

Contudo, é preciso que se dê a devida atenção a esses canais. Não basta colocar um mecanismo que permita o contato com a emissora se não houver um monitoramento constante e sistemático. As informações coletadas devem ser organizadas para que se possa, de fato, compreender melhor a audiência. Com cuidado, disciplina e a devida atenção, é possível conseguir ótimos resultados.

Acompanhando o público

É preciso, também, não esquecer que a audiência evolui. Os gostos de uma determinada geração não serão os mesmos da próxima. Da mesma forma, uma mesma geração muda suas preferências conforme amadurece, e o que a atrai hoje pode não funcionar mais amanhã.

E não são somente os gostos e preferências que se modificam: enquanto as gerações mais antigas utilizavam rádios de pilha para acompanhar partidas esportivas e noticiários, atualmente são os smartphones que conectam as pessoas a emissoras e programas. Conhecer o comportamento dos ouvintes permite saber onde encontrá-los e, assim, fazer com que ele encontre sua rádio com mais facilidade também.

Conhecer o público, portanto, não ocorre de forma estática. É preciso acompanhar as mudanças, seja para se manter interessante a uma geração ou para se adaptar à outra. Em qualquer um dos casos, mudanças sempre precisam ocorrer, e entender os seus ouvintes é o que permite saber quando e o que mudar, desde a programação em si até a forma de transmiti-la!

Você conhece o seu público-alvo? E que ferramentas são utilizadas para isso? Compartilhe conosco através dos comentários!

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br