Hoje nosso texto é para falar um pouco mais sobre o Cadena Ouvintes, nossa ferramenta de gestão de ações promocionais e audiência. Mais do que isso, nosso objetivo é que você compreenda o papel de soluções como a nossa para possibilitar que sua rádio venda mais e engaje seus ouvintes. Afinal, por trás de resultados, têm muitos profissionais de excelência, mas também softwares que otimizam processos.
Antes de tudo, caso você ainda não conheça ou tenha alguma dúvida, deixe-nos apresentar o Cadena Ouvintes e um pouco sobre sua história. Quando nossas equipes idealizaram a ferramenta, por trás existia um desejo nato de transformar a forma como as emissoras gerenciavam suas ações promocionais e a base de ouvintes engajados. A Cadena recebia muitos relatos de rádios que tinham como uma das principais fontes de receita as promoções, mas sentiam dificuldade de conhecer quem participava dessas ações, construir um banco de dados e ter outras oportunidades comerciais com esses ouvintes.
Isso porque, muitos anunciantes chegavam na rádio questionando sobre um mesmo ganhador ir sempre nos seus estabelecimentos ou até mesmo solicitando informações sobre quantas pessoas se inscreveram nos sorteios, se foram mais mulheres ou homens, faixa etária atingida pela ação promocional, hiperlocalidade dos participantes ou até mesmo aspectos comportamentais, como preferências de compras e hábitos cotidianos.
Além disso, outra demanda trazida pelos nossos clientes era o desafio de gerenciar muitas promoções ao mesmo tempo. Com equipes reduzidas, parecia impossível agendar ações promocionais, automatizar recorrências, acompanhar resultados em tempo real e ainda pensar em estratégias de resgate de ouvintes participantes.
Refletindo sobre tudo isso, reunimos nossos desenvolvedores e criamos o Cadena Ouvintes. Uma solução rápida e fácil de usar, que automatiza ações promocionais, ao mesmo tempo em que gera resultados instantâneos com métricas personalizáveis, oportuniza a rádio a fazer pesquisas automáticas e recorrentes e constrói uma base de dados completa sobre toda essa audiência engajada.
Resumidamente, o Cadena Ouvintes é tudo isso e muito mais. Porém, nós sabemos que toda solução traz consigo questões sobre como, de fato, ela será efetiva para o sucesso das empresas. Não é diferente com nossa ferramenta. É comum que muitas emissoras nos procurem com dúvidas sobre como o Cadena Ouvintes retorna resultados para a Rádio. Pensando nisso, construímos abaixo 7 pontos principais para sua rádio vender mais e conquistar um maior número de ouvintes com o uso do Cadena Ouvintes. Confira:
Múltiplos formatos de Ações Promocionais
Os Sorteios e Concursos Culturais já são tradições nas emissoras de rádio. Ao longo de sua história, eles foram adaptados e renovados para sempre engajar mais os ouvintes e entregar mais clientes para os anunciantes.
Entretanto, o mercado mudou e as rádios precisam ir de encontro com novas necessidades dos consumidores. Por conta disso, hoje o Cadena Ouvintes, além de gerenciar sorteios e concursos culturais, também traz a oportunidade de a rádio possuir outras estratégias de ações promocionais. Atualmente, o Cadena Ouvintes possui Cupons de Descontos, Clube de Vantagens e o Ouvinte VIP.
Como você já sabe, os Cupons de Descontos tiveram um grande crescimento de buscas ao longo dos últimos anos. Nossa proposta é que sua rádio tenha um canal exclusivo para oferecer descontos em diferentes anunciantes. Sua rádio pode limitar quantidades, prazos de utilização e frequência desses cupons. De forma prática, o cupom de desconto é uma ação promocional que traz a sensação de retorno maior para seus anunciantes. Isso porque mais de uma pessoa será beneficiada e irá, necessariamente, consumir o que foi ofertado.
Além da possibilidade de criar um canal de cupons de descontos, você pode utilizar essa estratégia para o resgate de ouvintes que participaram dos seus sorteios. Basta exportar através do Cadena Ouvintes todas as pessoas que participaram de determinado sorteio e enviar um e-mail presenteando com um cupom de desconto para o seu anunciante.
Já o Clube de Vantagens é uma ação promocional que envolve fidelização e recompensas. Com um sistema de pontuação, seu ouvinte passa a ter a oportunidade de trocar seus pontos acumulados por presentes, descontos, bolsas de estudo ou até mesmo receber conteúdos exclusivos.
Nessa linha de exclusividade, o Cadena Ouvintes também conta com o Ouvinte VIP. Sua rádio poderá vender assinaturas para um espaço com vídeos, podcasts, cursos ou até mesmo com ações promocionais especiais apenas para quem é assinante.
Todos esses formatos potencializam as vendas da sua rádio de espaços comerciais, além de instigar seu ouvinte a estar conectado com sua rádio em múltiplos canais. É a possibilidade de ter diferentes fontes de receita e retorno imediato para audiência e anunciantes.
Banco de dados completo para planejar vendas e artístico
Como você leu no início do texto, o Cadena Ouvintes é baseado em dados. Qualquer ação que sua rádio faça através da nossa ferramenta, automaticamente, ela irá captar informações dos seus ouvintes através dos cadastros feitos na plataforma. Sua rádio passa a ter uma base de dados exportável para usar conforme for do seu interesse, como para e-mail marketing, por exemplo.
Além de aspectos básicos, como nome, telefone, e-mail, gênero, idade, onde mora, o Cadena Ouvintes também possui a possibilidade da emissora criar formulários inteligentes com perguntas personalizáveis. Ou seja, sua rádio pode criar questões específicas para cada ação promocional realizada ou perguntas essenciais para as necessidades da sua rádio, como, por exemplo, uma recorrência a cada seis meses de questões sobre o nível socioeconômico dos ouvintes. E tudo isso será computado e, automaticamente, gerado um balanço percentual sobre as diferentes respostas dos usuários cadastrados.
Essa infinidade de dados auxiliará suas equipes no planejamento de pacotes comerciais; busca de anunciantes em localidades específicas; potencializar ações em setores que não são alcançados pela sua emissora; criar projetos editoriais a partir do comportamento dos seus ouvintes; saber como direcionar investimentos; idealizar novos programas e descobrir quais dão mais resultado; entender quais comunicadores seu público possui mais afinidade; traçar metas e comissões mais realistas… Enfim, são inúmeras possibilidades de uso de dados pela sua emissora.
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Facilidade e integração da participação de ouvintes pelo Cadena Online
Sabemos que cada ouvinte é único. A audiência de uma rádio, por mais padronizada que possa ser, possui especificidades e preferências. E isso se reflete na escolha do meio de participação em ações promocionais.
Quantas vezes você realizou uma ação promocional exclusiva no Instagram e ficou em dúvida se não excluiu a participação de muitos ouvintes que não estão na rede? Ou, ainda, sentiu que poucos que participaram eram, de fato, sua audiência?
Quando o Cadena Ouvintes foi idealizado, a gente ouviu essa dor e decidiu que tentaríamos, ao máximo, oportunizar participações em multiplataformas. Além da sua rádio contar com uma página que consolida todas as ações promocionais ativas, cada promoção possui links exclusivos para você compartilhar em todos os meios possíveis de interação com os ouvintes.
Ou seja, você pode usar os links no seu site, bio do Instagram, WhatsApp, aplicativo, Twitter, Facebook, e-mail e por aí vai. Além disso, você poderá criar links diferentes para cada rede social e acompanhar o desempenho de suas participações por meio. Isso facilita para que sua rádio compreenda quais os canais principais de interações com os ouvintes e direcione suas ações de divulgação de promoções ativas.
Outro ponto importante é que o Cadena Ouvintes também possibilita que a emissora faça promoções exclusivas por canais. Sabe quando a rádio busca potencializar o uso de um aplicativo ou aumentar seguidores numa rede social? Então, configure através do Cadena Ouvintes para que ele aceite apenas participações através desses canais.
Fora tudo isso, o cadastro para o ouvinte também possui facilidades e benefícios. Ele terá que preencher apenas uma única vez seus dados e pronto. Nas próximas participações, o próprio sistema preencherá seu cadastro com todas as suas informações. Além disso, existe a possibilidade da sua audiência aumentar as chances de ganhar com o compartilhamento das promoções. O boca a boca é valorizado pelo Cadena Ouvintes e quanto mais uma pessoa compartilha, mais chances ela tem de ganhar sua promoção.
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Possibilidade de gerar relatórios pela Cadena Online e otimizar campanhas
Recentemente, foi divulgado uma pesquisa realizada pela Kantar apontando que anunciantes querem ter mais controle e parceria na utilização dos dados. Entre elementos destacados como importantes pelos anunciantes, estão: integração de dados com a segmentação do público-alvo dos anunciantes, insights de dados proprietários e entrega de dados em tempo real.
Trazendo para a realidade de cada rádio, esse movimento de valorização dos anunciantes por dados pode ser um argumento de vendas da equipe comercial. Por exemplo: mesmo que você não veja a necessidade de entregar relatórios constantes de resultados, seu vendedor pode utilizar dados da sua rádio na captação de anunciantes em regiões com maior número de participações em promoções. Ou sobre o gênero majoritário do seu público engajado.
Agora, se seus anunciantes já compreendem a importância de um pós-vendas com apresentações de resultados, o Cadena Ouvintes é a ferramenta adequada para ter inúmeras métricas que comprovam a importância de se investir em rádio. Você poderá acompanhar diariamente o desempenho de cada ação promocional, adequando estratégias e direcionando esforços internos para ter maior sucesso em participações e vendas dos seus anunciantes.
Para fins práticos, você pode perceber que determinado concurso cultural está tendo poucas participações. Entretanto, boa parte da divulgação já foi realizada conforme pacote contratado. Você tem duas escolhas: desistir dessa campanha e dar por certo o resultado negativo ou tentar reverter isso bonificando seu anunciante com mais divulgações assertivas naqueles canais com maior número de participantes. Qual você escolheria?
Dessa forma, você otimiza suas campanhas e mostra respeito pelo retorno de investimento dos seus anunciantes. A chance de fidelizá-lo ou garantir uma indicação para outras empresas é muito maior, concorda?
Oportunidade de comercializar pacotes
Nada mais atrativo para anunciantes do que a sensação de que está investindo em visibilidade máxima da sua empresa. E isso se torna mais palpável quando a rádio possui pacotes especiais com diferentes estratégias e canais.
Como você leu nos parágrafos anteriores, o Cadena Ouvintes não possui apenas a possibilidade de gerenciar sorteios. É uma ferramenta de ações promocionais, no plural. Sua rádio poderá comercializar pacotes com múltiplas estratégias promocionais, como sorteio, concurso cultural e cupons de desconto.
Nossa dica é unir duas ações promocionais (sorteio e cupons, por exemplo) e comercializar em conjunto com spots, banners em sites, posts em redes sociais, inserções ao vivo durante programas e publicidade em aplicativos.
Ainda, tenha diferentes tipos de pacotes para os mais variados tickets. Assim, sua rádio passa a poder ter verba e oportunizar mídia para anunciantes diversos.
Automatização e agendamento de promoções a curto, médio e longo prazo pelo Cadena Ouvintes
Já pensou em criar um plano de mídia a longo prazo, com metas semanais e mensais de ações promocionais? O Cadena Ouvintes possibilita isso.
Quando você passa a contar com uma solução que automatiza sorteios e permite agendamentos, você consegue visualizar gargalos e oportunidades de espaços de comercialização na sua programação. Se você encarar que sua rádio pode ter promoções diariamente, são, no mínimo, 30 oportunidades de ações promocionais por mês.
Com o agendamento, você pode construir contratos duradouros com anunciantes, com descontos exclusivos para aqueles que fecharem pacotes com longa-duração. Ainda, possibilita que suas equipes artísticas trabalhem de forma mais estratégica, focando na criação de campanhas criativas e não no trabalho operacional.
Você deixa a ferramenta trabalhar, enquanto foca no que realmente importa. Essa produtividade da equipe é um diferencial para melhores resultados
Crie perfis de público-alvo e personas
Um dos maiores desafios para quem trabalha com Marketing e Vendas está na construção de uma persona ou público-alvo de uma empresa ou dos seus diferentes produtos. Isso porque faltam dados concretos ou informações relevantes sobre cada cliente.
Na rádio, o cliente, além do anunciante, é também seu ouvinte. Quando você o conhece a fundo, tanto seu comercial, como seu artístico, passam a ser mais efetivos em suas estratégias.
Com o uso do Cadena Online, você terá dados gerais sobre todas as participações, como também perfis individuais sobre cada ouvinte da sua base. Você poderá acessar informações captadas por meio dos formulários, além do seu histórico de participações. É possível, ainda, criar filtros e saber quais são os ouvintes que mais participam e/ou ganham.
A partir dessas informações amplas e específicas, sua rádio poderá perceber padrões do público, comportamentos em comum, além de características particulares sobre cada ouvinte mais engajado.
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Como você pode perceber, o Cadena Online retorna resultados para a Rádio por conta de suas múltiplas funcionalidades. Nem sempre sua rádio terá a necessidade de contar com todos os aspectos citados neste texto. Entretanto, todos eles podem ser um diferencial competitivo para vender mais. Pense nisso!
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