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Clube de Vantagens: vale a pena ter na sua rádio?

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Há alguns anos temos notado um grande movimento das empresas de diversos setores pensando em formas de recompensar seus clientes: seja de forma digital, como as companhias aéreas e cartões de crédito, por exemplo, que fornecem pontos e descontos para clientes recorrentes, ou de forma impressa, como os cupons de desconto em papel ainda muito presentes nos EUA nos dias de hoje. Parece ultrapassado, mas é pura neurociência. 

Isso porque essa ação de recompensas ativa o que chamamos de gatilho mental, que são estímulos que desencadeiam uma resposta automática ou comportamento em nossa mente, neurocientificamente falando. A sensação de urgência gerada por ofertas com tempo limitado, a exclusividade pelas ofertas especiais apenas para membros do clube e até mesmo a recompensa, como por exemplo: pontos que podem ser trocados por prêmios, são alguns gatilhos que funcionam muito bem e aumentam a probabilidade de participação de seus clientes em suas ações promocionais e, consequentemente, as vendas.

Os resultados positivos do clube de vantagens foram reforçados pela pesquisa realizada pela ABEMF – Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização. O estudo comprova que a interação dos consumidores brasileiros com os programas de fidelidade cresceu 28,3% no primeiro semestre de 2022, se comparando com o mesmo período de 2021. 

Já vimos que o clube de vantagens funciona de um modo geral, mas e para o meio rádio, será que ele traz benefícios expressivos? 

Vantagens e benefícios do clube de vantagens para rádios

O clube pode ser uma ótima ferramenta para uma rádio comercial, pois oferece vários benefícios para a emissora, seus ouvintes e anunciantes. Como por exemplo: 

Relacionamento

  • Fidelização de ouvintes: Os ouvintes que se cadastram no clube de vantagens podem se sentir mais envolvidos e comprometidos com a rádio, o que aumenta a chance de eles continuarem ouvindo a estação;
  • Reativação de clientes antigos: Clientes que já estão familiarizados com a rádio podem retomar a interação ao descobrir o benefício ou vantagem;
  • Diferenciação: Um clube de vantagens pode ajudar a diferenciar sua rádio de outras emissoras e atrair novos ouvintes.

Vantagens Comerciais

  • Gerar receita adicional: O clube de vantagens pode incluir anúncios pagos ou ofertas especiais de anunciantes, o que pode gerar receita adicional para a rádio, que pode usar o clube para aumentar o ticket com seus clientes mais importantes ou usar como diferencial nas negociações;
  • Mais lucratividade para os anunciantes: Para os anunciantes membros do clube de vantagens, ao oferecerem descontos ou condições exclusivas, eles aumentam as vendas, escoam estoques, atraem novos clientes para conhecer seus produtos e serviços. 

Dados

  • Entender melhor as necessidades dos ouvintes: Ao coletar informações sobre os ouvintes que se cadastram no clube de vantagens, a rádio pode entender melhor as necessidades e interesses dos seus ouvintes e, assim, ajustar sua programação e conteúdo para atendê-los de maneira mais eficaz;
  • Dados de marketing: A rádio pode coletar dados dos ouvintes, como perfil demográfico, hábitos de escuta e interesses, que podem ser usados para criar campanhas publicitárias mais eficazes e segmentar o público.

Além de todas as vantagens citadas acima, o clube de vantagens também é um ótimo espaço para promover os cupons de descontos. 

Eles são excelentes  para esgotar produtos próximos da data de validade ou coleções em épocas de mudança de estação, aumentar a ocupação em dias de baixa demanda em bares e restaurantes e outras ações que exigem urgência. Veja aqui como promover uma campanha de cupons de desconto na prática.

Na teoria tudo parece funcionar, mas como será na prática?

Vamos apresentar agora um exemplo de sucesso de uma rádio que possui um clube de vantagens. Desta forma, ficará mais evidente como você pode aplicar em sua emissora. Afinal, não há nada melhor do que exemplos práticos e concretos para mostrar como funciona, concorda?

A rádio Centro América Easy 99,1 FM, de Cuiabá, publicou o regulamento do clube de vantagens no seu site para que os ouvintes pudessem entender melhor o funcionamento do programa, suas condições gerais e como se inscrever.

Para participação, os ouvintes se inscrevem através do site ou aplicativo da rádio e fazem um cartão de fã número 1, que é uma carteirinha digital como demonstrado ao lado. Para usufruir dos benefícios, basta o ouvinte apresentar a sua carteirinha. O processo de inscrição é simples e rápido, assim facilita o número de interações e mantém o cadastro da audiência atualizado.

A rádio também divulga seus parceiros e as condições especiais de aquisição em seu site, fazendo do clube de vantagens um modelo de negócio poderoso onde os ouvintes se inscrevem para receber benefícios exclusivos, como descontos, ofertas especiais e acessos antecipados a eventos, novos serviços e produtos.

Incentivando assim, a fidelidade do cliente e aumentando as receitas de seus anunciantes através de vendas adicionais. 

Além disso, a rádio Centro América ainda consegue coletar os dados dos ouvintes inscritos. Dados estes que podem ser utilizados para aprimorar as estratégias de marketing e personalização do atendimento ao cliente. Demais, não é mesmo? 

Então respondendo a pergunta feita no título deste artigo: sim, vale muito a pena ter o clube de vantagens em sua rádio! 

É difícil criar um clube de vantagens para a sua rádio?

Criar um clube de vantagens é simples e pode ser mais fácil do que você imagina. Veja abaixo como funciona: 

  • Determine se a adesão ao clube estará disponível para todos os anunciantes da rádio ou se haverá critérios mais seletivos, como exclusividade por segmento ou prioridade para contratos maiores. Apresente a ideia como inovadora e diferenciada no mercado, utilizando  dados para destacar o quão atraente é o clube e proponha ideias de vantagens que os anunciantes poderão oferecer;
  • Defina os benefícios que você deseja oferecer aos membros do clube, como sorteios, descontos em eventos, acesso exclusivo a conteúdo e etc;
  • Contrate uma plataforma para gerenciar o clube. O ideal é que seja uma plataforma que faça toda a gestão de seus ouvintes, como o Cadena Ouvintes por exemplo. Assim, você consegue manter o histórico de relacionamento com os ouvintes e  identifica mais facilmente quais são seus ouvintes mais fiéis e engajados. Além de conhecer mais profundamente sua audiência através de formulários inteligentes, o que contribuirá para ações promocionais e programação ainda mais assertivas.

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  •  Adicione o formulário de inscrição para o clube de vantagens ao seu site ou redes sociais. Obs.: Para os clientes do Cadena Ouvintes é muito fácil, basta solicitar a habilitação do Clube de Vantagens ao nosso suporte que o link do formulário de inscrição será disponibilizado;
  • Divulgue e informe os ouvintes sobre os benefícios do clube. Comunique continuamente sobre as atualizações, ofertas exclusivas e outras vantagens para estimular os ouvintes a resgatarem os cupons e/ou vantagens;
  • Faça promoções regulares para incentivar as pessoas a se inscreverem e a se manterem ativas no clube.

É necessário contratar mais gente para implementar/gerenciar o clube em sua rádio?

Não. Você pode gerenciá-lo com a própria equipe existente da rádio. O clube de vantagens, solução do Cadena Ouvintes, é simples e fácil de operar. Para cadastrar uma promoção leva apenas alguns minutos. 

Como negociar o clube de vantagens em sua rádio? 

Ao negociar o clube de vantagens da sua rádio com os anunciantes, é crucial compreender de forma clara o valor que o clube pode proporcionar a eles e como se integra às suas estratégias de marketing. Algumas dicas incluem:

  • Apresente dados e estatísticas sobre seus ouvintes, como o perfil demográfico, hábitos de escuta e interesses, para mostrar como seu clube pode ajudar os anunciantes a atingir esse público e até mesmo dados de pesquisas, como os do Kantar Ibope que comprovem a eficiência do rádio para campanhas comerciais. Confira a seguir alguns dados que o Cadena Ouvintes registra através das participações em ações promocionais: 

  • Ofereça opções personalizadas de pacotes de anúncios para atender às necessidades e orçamentos diferentes dos anunciantes;
  • Use o clube de vantagens para realizar campanhas da sua própria rádio, inclusive este pode ser o ponto de partida do seu clube: apresente os resultados positivos alcançados pela sua rádio como exemplo para mostrar aos anunciantes a efetividade e vantagem de participar;
  • Mostre exemplos de campanhas bem-sucedidas que já foram realizadas com outros anunciantes no seu clube de vantagens, para isso é necessário incentivar que os primeiros anunciantes falem sobre seus resultados. Faça que esse processo seja fácil e acessível, peça depoimentos em formato de áudio, mensagem de texto ou o que for mais fácil para o seu cliente. O objetivo é valorizar as opiniões dos clientes, o que ajudará a fazer com que eles sintam-se motivados a compartilhar suas avaliações;
  • Demonstre o comprometimento da sua rádio com a inovação e quanto isso é benéfico para obter resultados ainda melhores. Tenha em mente que não se deve adiar uma oportunidade de inovação, pois quando todos já a adotam, perde-se o diferencial e atratividade;
  • Seja flexível e aberto a negociações para chegar a um acordo mutuamente benéfico para ambas as partes;
  • Faça acompanhamento constante com seus anunciantes e mostre os resultados obtidos com as ações promocionais do clube de vantagens e quais melhorias ou mudanças podem ser feitas.  

É importante para o sucesso do clube de vantagens que você encoraje os ouvintes a darem feedbacks sobre as vantagens oferecidas e o funcionamento do clube. Faça pesquisas através de enquetes no Instagram, e-mail marketing e/ou Whatsapp. 

Como divulgar o clube de vantagens de sua rádio

Para divulgar um clube de vantagens da sua rádio e atrair mais adesões de anunciantes e ouvintes, sugerimos fazer uma divulgação 360º, ou seja, divulgue em todos os canais de comunicação da sua rádio, como por exemplo:

  • Anunciando o clube de vantagens nas transmissões da rádio e menções durante programas ao vivo e vinhetas; 
  • Promovendo o clube de vantagens em redes sociais;
  • Criando um espaço dedicado ao clube de vantagens no site da rádio, com detalhes sobre como se inscrever e benefícios oferecidos;
  • Ofereça benefícios exclusivos para membros, como sorteios, cupons de desconto, brindes ou acesso a eventos especiais e incentive o compartilhamento; 
  • Promova suas ofertas, condições e benefícios do clube por meio de e-mails de marketing. Utilize ferramentas gratuitas, como o Mailchimp, para estabelecer uma interação com ouvintes através dos endereços de e-mail coletados pelo clube. Esses cadastros de ouvintes podem ser facilmente exportados para sua lista de contatos a partir da sua ferramenta de gestão de clube de vantagens;
  • Use o WhatsApp Business e divulgue o clube através de listas de transmissão para os ouvintes já existentes da rádio e também pelas mensagens de saudação automáticas. 

Em resumo, um clube de vantagens pode ser uma excelente adição à sua rádio, permitindo-lhe oferecer benefícios exclusivos para seus ouvintes fiéis e melhorar os resultados da sua base de clientes. Além disso, é uma ótima maneira de gerar interesse e promover cupons de desconto. Se você ainda não tem um clube de vantagens em sua rádio, é uma ótima oportunidade para começar a pensar em como implementá-lo e aperfeiçoar sua estratégia de negócios.

Se você já é cliente Cadena Ouvintes, clique para falar com nossa equipe e ative o clube de vantagens em sua rádio!

Já pensou em criar um clube de vantagens para a sua rádio? Quais foram os obstáculos mais significativos que você enfrentou? Existe algo que ainda precisa ser concluído antes de lançar o clube? Se você já tem o clube em sua rádio, compartilhe sua experiência conosco. Gostaríamos muito de ouvir sua história.

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

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