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Como o consumo de áudio online pode impulsionar sua rádio comercial

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Nós sabemos que a era digital abriu novas portas para o mundo do áudio, proporcionando uma ampla gama de opções e acessibilidade sem precedentes. Agora os ouvintes têm a liberdade de escolher o que querem ouvir, quando e onde quiserem, através de dispositivos móveis e conexões na internet

E claro, como consequência, isso vem aumentando o consumo de áudio online. 

Essa mudança de comportamento cria um ambiente propício para que as rádios comerciais se adaptem e alcancem um público maior e mais engajado. 

De acordo com o estudo publicado pela Edison Research “The Infinite Dial 2023” o alcance de áudio online nos EUA continua a aumentar entre todas as faixas etárias estudadas. Veja:

Esta é uma oportunidade imperdível de se adaptar aos novos formatos de consumo da sua audiência e ampliar os seus resultados. Se dedicar em tornar sua emissora multiplataforma é uma ação muito importante para se manter competitiva, atraindo novos ouvintes e gerando mais receita para sua rádio. 

Mas como tirar proveito do aumento do consumo de áudio online? 

O consumo de áudio online tem se tornado o favorito pelos ouvintes devido a facilidade de conectividade e avanço da tecnologia, basta olhar ao seu redor que verá que a maioria das pessoas possuem acesso a dispositivos móveis com internet. Ele se adapta ao estilo de vida móvel atual. 

Os ouvintes podem ouvir a rádio em seus aparelhos celulares enquanto estão em movimento, seja no transporte público, durante atividades físicas ou em qualquer outro lugar. O que também muda é a forma como os ouvintes descobrem sua rádio! 

Antes, bastava ligar o rádio e sintonizá-lo para encontrar seu programa favorito ou a música que mais lhe agradava. Hoje existe a disputa pela atenção do ouvinte. E essa disputa está se tornando cada dia mais visual. 

O ato de descoberta precisa ser agradável e fácil de ser feito. Leia nosso artigo onde falamos sobre a experiência do ouvinte para melhores resultados. 

Agora é necessário ter o cuidado de tornar a descoberta uma experiência atraente, proporcionando um banquete visual para os ouvintes e sair na frente pela disputa de audiência. 

Mas lembre-se de que a experiência visual deve ser um complemento do áudio, não um substituto. Garanta que a qualidade do áudio seja priorizada e que os recursos visuais enriqueçam a experiência geral de descoberta da rádio na internet. 

Como tornar seu ambiente digital competitivo? 

Quando falamos em mundo digital, costumamos pensar em streaming, sites, aplicativos e redes sociais, certo? 

No entanto, antes de nos concentrarmos no que está ao nosso redor e simplesmente seguir as tendências, é essencial olhar para dentro. Isso significa que devemos conhecer profundamente nossa audiência para criar um ambiente atraente no meio digital também.

Por exemplo, você já mapeou quais são as ações promocionais que mais agradam aos seus ouvintes? Sabe o que eles mais gostam de fazer quando estão de folga? Conhece os restaurantes, bares e lugares preferidos por eles? Qual estilo musical mais agrada ou qual show seria mais frequentado por eles?

Saber as preferências dos ouvintes é fundamental, pois isso o guiará para ter uma programação mais assertiva e criar ações promocionais que gerem melhores resultados para os anunciantes. Com essas informações em mãos, você poderá preparar sua emissora para potencializar tudo isso no ambiente digital. 

Clique aqui para ler o nosso bate papo com a Rádio Clube 92 FM e descubra as estratégias que eles utilizam para um melhor desempenho de suas ações comerciais. Lembre-se de que essa troca de experiências pode proporcionar insights valiosos e ideias criativas para impulsionar o seu ambiente digital.Agora que falamos sobre sua audiência, vamos abordar a entrega do seu conteúdo. Como mencionado anteriormente, a concorrência na descoberta do áudio online é acirrada, e aqueles que entregam maior qualidade saem na frente.

Estar presente onde seu ouvinte está é crucial, mas não é o suficiente para se destacar. Para isso, é necessário dedicar atenção à estética e ao bom funcionamento do seu site e aplicativo.

O site e aplicativo da rádio podem desempenhar um papel fundamental não apenas ao exibirem o streaming de áudio, mas também ao oferecerem diversas oportunidades de monetização para sua rádio. Por exemplo: 

  • Promover a divulgação de promoções:

  • Banners e pré roll apontando para links de anunciantes

  • Clube de vantagens para ouvintes:

  • Captação de anunciantes:

Além disso, por meio do site, você pode compartilhar notícias relevantes, a programação da rádio, listar artistas em destaque na rádio e explorar a nova tendência do mercado: o “vídeo first”

O “Vídeo first” é um termo usado para descrever uma abordagem ou estratégia em que o vídeo é colocado no centro das atenções e é considerado o formato principal para a criação e distribuição de conteúdo. Nesse contexto, o “Vídeo first” significa priorizar a produção de vídeos e oferecer uma experiência audiovisual mais envolvente para o público.

Tudo para que a descoberta do áudio fique mais atraente e cativante, aproveitando ao máximo o poder visual e a capacidade de envolvimento do vídeo. 

Ao adotar essa abordagem, as rádios podem explorar diferentes formatos de vídeo, como videoclipes, performances ao vivo, entrevistas, programas temáticos e muito mais. 

O objetivo é oferecer aos ouvintes uma experiência completa, na qual eles possam não apenas ouvir, mas também ver e se conectar visualmente com o conteúdo apresentado.

Além disso, o “Vídeo first” permite que as rádios ampliem suas possibilidades de monetização, pois o vídeo abre portas para anúncios visuais, parcerias com marcas e patrocínios. A inclusão de elementos visuais também pode atrair um novo público, alcançando espectadores que estão mais acostumados a consumir conteúdo em formato de vídeo.

Neste cenário em constante evolução do consumo de áudio online, é crucial que as rádios comerciais se adaptem e capitalizem esse crescimento.

Ao adotar uma abordagem estratégica e focada na experiência do ouvinte, as rádios comerciais podem tirar o máximo proveito do crescimento do consumo de áudio online. Ao criar um ambiente digital competitivo, oferecendo conteúdo de qualidade, experiências visuais envolventes e oportunidades de monetização, as rádios estarão posicionadas para alcançar novos patamares de sucesso no mercado atual.

Você está enfrentando algum desafio para se adequar ao digital? Conta pra gente qual a sua experiência. Se você precisa de ajuda para  melhorar os resultados da sua emissora, fale conosco. 

 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

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