Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Como vender publicidade em seu site ou aplicativo?

planejamento
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais frequente o uso das mídias digitais como fonte de entretenimento e informação. As pessoas não dependem mais exclusivamente da televisão, rádio ou de mídia impressa para se manterem atualizadas sobre o mundo. Existem inúmeros blogs, sites e aplicativos oferecendo conteúdo gratuito de interesse de todos os públicos.

A rádio tem um site e um aplicativo para seus ouvintes, mas e agora? Como ter retorno com essas plataformas? Veja algumas dicas para dar o primeiro passo:

1. Entenda como é que funciona a venda de mídia online

São várias as formas de vender os espaços publicitários no seu site e aplicativo, mas vamos citar as mais relevantes para começar:

  • Por período: A rádio pode negociar por dia, semana, mês ou até por algumas horas, em um programa especifico. Vender por período vale bastante a pena para quem tem poucos acessos, e a quantidade não tem muitas variações entre um dia e outro. Por outro lado, se houver algum dia em que o site ou app for bastante visitado, a rádio acaba perdendo pois o anunciante pagará o mesmo valor.
  • CPM: é a sigla de Custo por Mil e é o mais comumente usado. A rádio colocará um valor para cada 1.000 vezes que o anúncio for impresso, ou seja, visto. É a forma mais usada porque indepentente da variação dos acessos, a emissora ganhará por impressão.
  • CPC: é a sigla de Custo por Clique. A rádio receberá por cada ouvinte que clicar no banner impresso. Também é bastante usado, mas é preciso analisar se a campanha do cliente é focada em cliques antes de vendê-la.

2. Mantenha o conteúdo atualizado

Se seu site ou app for estático, é mais difícil atrair as pessoas para entrarem nele com frequência. Disponibilize o conteúdo do ar também nas plataformas digitais, para as pessoas que quiserem ouvir depois. Tenha notícias e promoções atualizadas. Dessa maneira, é criado um motivo para os ouvintes acessarem diariamente. Lembre-se sempre que a rádio vende audiência, e onde conseguir engajá-la e medi-la, é possível vender publicidade.

3. Tenha Métricas

Acompanhe sempre a quantidade de acessos e inclua os dados no mídia kit da rádio. Mostre a quantidade de acessos ao site, downloads e acessos do app, usuários ativos, tempo de permanência ou qualquer outro número que julgue importante para convencer os clientes que investir no digital da rádio é um negócio.

4. Aposte no relacionamento da sua equipe comercial

A esquipe comercial da rádio já tem relacionamento construído com os clientes que compram as inserções no ar, então aposte nisso para indicar aos clientes esse novo meio de publicidade. E aproveite o contato com as agências de propaganda que estão em busca de meios digitais.

5. E quanto ao preço? Por quanto vender?

Bom, a melhor resposta é depende. A variação de preços é pelo nicho do público. Quanto mais amplo for o público da rádio, mais barato fica o CPM. Quanto mais específico for, mais alto é esse valor, porque a assertividade também é maior. Por esse motivo, é muito importante a emissora conseguir definir quem são as pessoas que estão acessando as plataformas digitais, e quanto mais informações, melhor. Veja mais sobre conhecer o público da rádio nesse artigo.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br