Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Entrevista com Eduardo Cappia – Retrospectiva 2022 e Tendências 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Entrevista concedida pelo Sr. Eduardo Cappia sob a ótica do comitê técnico da AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e SET – Sociedade de Engenharia de Televisão à Daniela Leonel, Gerente de Marketing da Cadena. Ele destaca os principais acontecimentos do meio rádio em 2022 e as perspectivas e tendências para 2023.

Daniela Leonel – Sr. Eduardo Cappia, primeiramente muito obrigada por falar com a Cadena. Sob ótica da AESP/SET quais foram os principais acontecimentos no Meio Rádio no ano de 2022 ? 

Eduardo Cappia – “Eu quem agradeço! O meio rádio em 2022 passou pelas comemorações do centenário do Rádio e teve uma valorização e movimentação muito grande por parte das associações, que se dedicaram a isso durante todo o ano, como a ABERT e a AESP, por exemplo. No caso da AESP, a mesma fez várias promoções, peças publicitárias, análises da história do rádio, lives e eventos presenciais. 

Falando em eventos, este ano nós tivemos o retorno dos eventos presenciais e a volta do SET EXPO. No dia 25 de agosto tivemos as sessões de rádio e a participação da Cadena, como sempre, foi eficiente e exitosa. Na feira com stand logo na entrada, chamando atenção e mostrando as transformações que suas soluções proporcionam e no congresso com a participação da Carolina Sasse participando de um dos painéis. 

Também observamos que os eventos presenciais tanto a IBC, na Holanda, quanto a NAB voltaram a ser presenciais, mas não tão fortes como nos anos anteriores ao da pandemia. O que nos chamou atenção, visto que na  SET EXPO foi diferente: tivemos várias palestras e cerca de 15 mil pessoas circulando pela feira. O que nos apresenta um cenário de recuperação dos eventos presenciais. 

Também temos que lembrar que neste ano de 2022 no aspecto regulatório, terminamos a canalização da migração, ou seja, a cada canal de onda média migrante, já existe um par de FM plotado. Evidentemente, dos 1.781 canais, aproximadamente 900 têm contrato com a União e aproximadamente 800 já estão no ar com a migração. Essas observações são positivas, visto que o Ministério das Comunicações evoluiu muito nesses últimos três anos.

Tivemos a integração com o 5G neste ano, o advento da maior velocidade da internet e isso contribui muito para a radiodifusão. Em todos os setores a tecnologia de informação está presente e mais do que nunca a necessidade de se ter bons e criadores de conteúdo, ferramentas, meios e administradores de como isso é distribuído e auditado.”

Daniela Leonel – Excelente! E quais são as perspectivas e tendências para o próximo ano no meio rádio? 

Eduardo Cappia – “Hoje para falarmos em rádio não dá para falar apenas em áudio. Eu tenho observado nas implantações que temos feito, ainda recentemente, que estão todas com integração de áudio e vídeo com corte de imagem, câmeras nos estúdios, estruturas para entrevistas e aspectos de uma TV, inclusive  características de comercialização parecidas  também. 

Integração com as plataformas tem um rumo sem volta e a gente observa muito o uso dos sistemas da Cadena, que estão presentes na maioria das emissoras que a gente circula. O que é reconhecimento do ótimo trabalho que a Cadena vem desenvolvendo. Aproveito para deixar uma mensagem de Feliz Ano Novo a todos, o ano se inicia e com ele novos desafios! E rádio é isso: áudio permanece, áudio que é sentido humano, que coloca todos nós sempre em contato juntos.” 

Daniela Leonel – Muito obrigada pelas informações e a Cadena agradece mais uma vez pela sua disposição em sempre contribuir com conteúdos valiosos para o nosso meio. Feliz ano novo!

 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadenacombr.wpcomstaging.com