Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Marketing Sensorial: saiba o que é e como aplicar na sua estratégia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Com tantas estratégias de marketing que focam nos processos mais naturais e com autonomia por parte do cliente, o marketing sensorial é uma ótima técnica que pode ser incorporada nos negócios para gerar resultados positivos evocando sensações nos consumidores.

Explorar os sentidos das pessoas pode aumentar as possibilidades de fechar negócios e obter ganhos interessantes para a empresa.

No processo de compra, os consumidores entram em contato com os produtos de modo impactante e, em alguns casos complexos, não ficando restrito apenas as visualizações de anúncios online ou de expositores.

Deste modo, entender o que é o marketing sensorial, como aplicá-los nas estratégias e os seus benefícios são maneiras de ter um diferencial na sua marca, promovendo sensações que convertem os visitantes e leads em clientes.

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que consiste em estimular os cinco sentidos do corpo humano que são: audição, olfato, paladar, tato e visão.

Cada um dos sentidos contribui para criar um ambiente ideal para as vendas, ajudando as empresas a terem um funil mais focado na subjetividade – já que o cliente pode ter uma experiência de valor com o produto antes mesmo do consumo/compra.

Afinal, geralmente, alguns sentidos como audição, olfato e paladar não estão diretamente ligados ao negócio, já atuando como um diferencial.

A ideia é estimular a necessidade em realizar as compras a partir dos estímulos que geram desejos, bem-estar e impulsos positivos.

Os estímulos podem ser desenvolvidos em conjunto, ou seja, os profissionais têm a possibilidade de trabalhar com todos os sentidos de forma harmônica ou selecionar os sentidos que tenham coerência dentro das possibilidades do negócio.

Explorar as estratégias de marketing sensorial proporciona os seguintes ganhos:

  • Ajuda a desenvolver uma identidade inovadora;
  • Estimula o desejo de compra;
  • Permite explorar os produtos além do óbvio;
  • Encanta e fideliza os clientes;
  • Proporciona uma experiência única aos consumidores;
  • Abordagem mais sutil que potencializa as vendas;
  • Permite uma excelente comunicação, de forma otimizada.

Como os cincos sentidos são explorados na prática?

Após conhecer o conceito e os benefícios que o marketing sensorial proporciona, é importante saber como os sentidos podem ser colocados em prática nas estratégias de marketing da sua marca.

Olfato

O olfato permite construir a personalidade sensorial da sua marca. Os cheiros remetem às memórias. Quando são trabalhados de modo inteligente e estratégico, os clientes podem fazer uma associação instantânea.

Empresas do segmento alimentício, por exemplo, podem explorar o olfato com facilidade. Mas, e as empresas de outras áreas? 

Se a companhia possui estratégias de branding e Inbound Marketing bem definidas o processo pode ser simples.

Sabendo quem são os seus clientes, a sua marca e a imagem que você deseja passar para o mercado, é possível definir os aromas para utilizar nos pontos de vendas e entregas, por exemplo, atingindo bons resultados.

Paladar

Este sentido costuma ser muito explorado pelas empresas, mesmo sem elas se darem conta disso.

Ao oferecer água, café e lanchinhos para os clientes, por exemplo, em uma sala de espera, é possível transformar a sensação de espera em algo mais agradável.

Pensar em ideias que se encaixem na realidade do seu negócio e ser criativo são formas de ter bons resultados e atrair o cliente, trazendo uma melhor experiência.

Visão

A visão é um sentido muito explorado, graças ao seu poder de ajudar no reconhecimento da marca.

Os conceitos para a criação de uma identidade visual são cores, tipografia e formas, sendo muito importantes para fazer o cliente se lembrar do seu negócio.

Isto posto, é fundamental pensar na unidade, pois esta consegue estimular as compras. 

As cores da vitrine, expositores e outros detalhes relacionados ao PDV (Ponto de Venda) podem influenciar na decisão de compra, por isso organizar tudo de modo que crie uma sensação agradável e única é o diferencial para o sucesso.

Tato

Muitos podem achar difícil explorar este sentido, mas ele já é colocado em prática sem que as pessoas percebam ou tenham conhecimento do marketing sensorial.

Em uma loja de móveis, por exemplo, os clientes precisam avaliar a ergonomia, aconchego e conforto dos móveis.

O contato direto com os móveis faz toda a diferença. Pensando em outros produtos, sentir a textura dos tecidos das roupas e experimentar maquiagens são exemplos de ações que envolvem o sentido do tato e podem animar os clientes, dando um gostinho do produto.

Audição

É o sentido mais interessante para nós da Cadena, ele é uma ferramenta de associação subjetiva. 

Pensar nas músicas de ambiente, criando playlists, por exemplo, é uma excelente maneira de criar uma lembrança no imaginário das pessoas sobre a marca. Assim, ao ouvir determinada música, ela pode se lembrar da marca e buscar essa experiência.

Deste modo, saber explorar os cinco sentidos pode ajudar no sucesso das estratégias de marketing sensorial, melhorando o relacionamento com os clientes, as vendas, além de proporcionar boas oportunidades de consolidação no mercado.

 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br