A Black Friday 2022 será realizada no dia 25 de novembro, e promete, mais uma vez, ser uma ótima oportunidade para colocar em prática estratégias que reúnem anunciantes e preparam uma programação de promoções para seus ouvintes!
É importante ressaltar que, de acordo com artigo publicado pela Forbes, os consumidores brasileiros estão otimistas com a Black Friday deste ano. Uma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos mostra que 71% dos entrevistados pretendem comprar durante o evento promocional – o que representa uma alta de 16 pontos percentuais em relação a 2021. Leia mais aqui.
A época de final de ano se tornou uma grande oportunidade comercial para rádios e anunciantes venderem mais e criarem ações efetivas para engajamento dos ouvintes. Tanto a Black Friday quanto o Natal são excelentes datas para estratégias de vendas e escoamento de estoques com boas promoções.
Entretanto, sabemos que existem alguns problemas que as rádios enfrentam na hora de criar uma estratégia que seja realmente eficiente. Como por exemplo: dificuldades para fazer algo atrativo e diferente do que já está sendo feito no mercado que traga bons resultados e mais vendas ou até mesmo aproveitar ativos digitais como site, aplicativo e redes sociais, utilizando-os de forma que impulsionam suas campanhas de maneira assertiva e escalável. Além do prazo que já está em cima! Será que ainda dá tempo? Sim, seguindo o nosso passo a passo você conseguirá colocar em prática sua estratégia de Black Friday a tempo.
Com base em práticas de marketing que temos acompanhado e que tem gerado bons resultados, vamos sugerir duas ações que sua emissora pode criar para se relacionar e beneficiar mais ouvintes. São elas:
1. Cupons de Descontos
Os cupons são ótimos para atrair quem já possui interesse no produto/serviço ou para dar aquele empurrãozinho que faltava para o ouvinte efetuar a compra. Essa prática é a mais comum e mais utilizada durante a Black Friday e sugerimos que você ative em suas promoções o quanto antes, pois eles podem ajudar a eliminar estoque de itens com vencimento próximo, liquidação de estação, produtos com maior atratividade nessa época do ano ou com pouca saída e pode proporcionar também, a primeira experiência dos consumidores com o negócio do anunciante, com potencial de fidelizá-lo através de um bom atendimento no primeiro contato e também novas vendas com quem já é cliente.
2. Aplicativo com Banner e Pré Roll
Seu aplicativo pode ser uma ótima ferramenta para impulsionar suas vendas e colocar o ouvinte em contato direto com o anunciante. Se sua rádio possui aplicativo, crie uma arte para o seu cliente. Por exemplo: “Só hoje: ouvinte da rádio tem 20% de desconto nas pizzas sabores Mussarela e Portuguesa, clique e faça seu pedido agora!”. Ative o pre-roll (banner de tela cheia que aparece quando ouvinte abre o seu aplicativo) com link para o WhatsApp ou site do seu cliente. Você ainda pode colocar mensagem personalizada como no modelo: “Olá! Sou ouvinte da Rádio e quero fazer um pedido.” Além destas opções, ainda podemos utilizar as notificações push, que são utilizadas para lembrar que tem desconto no aplicativo e podem ser direcionadas para o pre-roll ou banner fixo, onde o ouvinte pode clicar a qualquer momento e será direcionado para a ação comercial destacada.
Veja abaixo algumas imagens de como usar o Banner e Pre Roll para fazer uma divulgação atraente e conduzida para seus anunciantes.
Pré Roll e Banner com clique direcionado para o WhatsApp ou site do anunciante.
Para as duas ações, montamos um passo a passo que sua emissora pode seguir, adaptando para sua realidade. Confira:
- Passo 1: Defina duração: você pode optar por uma semana inteira, um único dia ou até mesmo até o final deste mês.
- Passo 2: Crie uma apresentação e converse com anunciantes: procure inicialmente empresas que já possuam contratos ativos e um bom relacionamento com sua emissora. Selecione seus top 5-10 clientes e sugira condições especiais de desconto que eles poderiam fornecer, caso cliente não possua. Explique que a rádio está com um novo projeto e pensou nele, como cliente especial/antigo/importante para ser um dos primeiros a conhecer a novidade que tem potencial de trazer novas vendas.
- Passo 3: Tenha uma ferramenta que auxilie na gestão dos Cupons de Descontos e a participação de ouvintes: conte com a Cadena neste momento. No Cadena Ouvintes, é possível criar uma central exclusiva para participações dos ouvintes em diferentes canais, programar e gerenciar todos os cupons de descontos dos anunciantes, limitando quantidades, prazo de validade e construindo uma base de dados de todos os ouvintes que resgataram os cupons. Tudo isso de forma rápida, prática e multiplataforma!
- Passo 4: Configure seus cupons de descontos, Banner e o Pre-Roll no Cadena Ouvintes e coloque sua ação no ar: após anunciantes selecionados, reúna suas equipes comercial e artística e crie o material para divulgação e resgate dos cupons de descontos. Caso não possua equipe de designers, trabalhe com imagens fornecidas por anunciantes ou artes padrões, como sua logo ou uma arte criada para o evento. Seja criativo e divulgue ao máximo. Prepare vídeos, stories, reels explicativos sobre como acessar e resgatar. Veja exemplo AQUI. O segredo é a comunicação, algo que você já domina.
- Passo 5: Acompanhe resultados em tempo real no Cadena Ouvintes e faça relatórios de pós-vendas: esse passo final é extremamente importante para anunciantes que buscam dados e otimizações das campanhas criadas. Através da nossa ferramenta, você acompanha métricas importantes sobre todos os ouvintes participantes, cupons resgatados e vendas realizadas após o resgate.
Além dos Cupons de Descontos e aplicativo, confira outros formatos de Ações Promocionais para este final de ano:
- Sorteios e Concursos Culturais: você pode seguir o mesmo passo a passo acima mudando os cupons de descontos por sorteios e/ou concursos culturais exclusivos durante a Black Friday. Pode-se aumentar a quantidade de sorteios realizados pela rádio e aproveitar o ensejo para conhecer mais sobre os interesses e perfil da audiência através de perguntas simples a cada interação do ouvinte, que podem ajudar a definir campanhas futuras ou até mesmo para melhorar a programação da rádio.
- Testemunhais, Spots e/ou Posts em Redes Sociais: caso sua emissora não faça sorteios, nem cupons de descontos e nem concursos culturais, uma opção é fazer citações de descontos de um grupo de anunciantes durante a programação e nas redes sociais. Monte uma estratégia semelhante à apresentada acima, com uma semana ou alguns dias de ofertas.
Veja a seguir a estratégia sensacional que a FM Diário 89.9 colocou em prática: com 32 anos de história e abrangendo mais de 111 municípios do Estado de São Paulo, a emissora buscava algo diferente para lançar durante a Black Friday. Mais do que um sorteio ou spots ao longo da programação, a FM Diário 89.9 queria promover o engajamento do maior número de ouvintes, o reconhecimento de marca e vendas para seus anunciantes.
E qual foi a saída? Criar uma mega ação de lançamento envolvendo cupons de descontos. Uma semana inteira com vantagens exclusivas para ouvintes FM Diário 89.9. Foram reunidos anunciantes dos mais diversos segmentos e comercializado pacotes com múltiplos formatos de divulgação, com um cronograma com duração de 18 dias.
Para a Black Week FM Diário 89.9, a Cadena forneceu nossa solução de gestão de Ações Promocionais e de audiência, o Cadena Ouvintes e o Aplicativo. No Cadena Ouvintes, a FM Diário 89.9 pode criar uma central exclusiva para participações dos ouvintes, programar e gerenciar todos os cupons de descontos dos anunciantes, limitando quantidades, prazo de validade e construindo uma base de dados de todos os ouvintes que resgataram os cupons. Tudo isso de forma rápida, prática e multiplataforma!
VÍDEO: veja tutorial criado sobre o uso do Cadena Ouvintes para resgatar Cupons de Descontos clicando na imagem abaixo:
Vale destacar que a FM Diário criou a campanha direcionada para o seu aplicativo e que é muito rápida a sua ativação. Em menos de uma hora as ações de desconto poderão ser ativadas no site da emissora e/ou em qualquer rede social, como por exemplo: Link na Bio do Instagram, Stories, WhatsApp Business, Twitter, etc.
Descubra como é fácil a participação de ouvintes através da nossa ferramenta. E o melhor: tudo fica armazenado e sua rádio passa a construir uma base de ouvintes, com métricas importantes sobre sua audiência engajada.
Agora que você já conhece o passo a passo do que deve ser feito nessa Black Friday chegou o momento de conhecer melhor a ferramenta que gerencia sorteios, cupons de descontos, concursos culturais e outras ações promocionais: o Cadena Ouvintes.