Conteúdos Exclusivos para o
sucesso da sua Rádio

Por que sua rádio tem perdido ouvintes?

mulher e fone
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Como está a audiência da sua rádio? Você tem percebido uma queda no número de ouvintes que acompanham a programação da emissora? Se a resposta for positiva, é hora de tomar medidas que ajudem a recuperar o interesse do público. Para isso, é preciso definir os diferentes perfis que compõem o seu público-alvo e fazer uma boa avaliação do conteúdo dos seus programas. Também é essencial manter a sua rádio moderna e atualizada. Saiba mais:

Por que os ouvintes perdem interesse em uma rádio?

Antes de tudo, é preciso compreender quais são os principais motivos que levam um ouvinte a desistir da sua rádio: falta de conteúdo interessante, falta de atualizações e falta de investimento em otimização de processos. Isso não significa, necessariamente, que os seus programas não tenham qualidade – eles podem ter informações relevantes, mas mal direcionadas.

Falta de direcionamento do conteúdo

Uma rádio que não tenha uma programação bem definida com base no público a quem é direcionada tem poucas chances de sobreviver no mercado. O mesmo vale para emissoras que não procuram saber a opinião dos seus ouvintes. Para ter sucesso no ramo, é preciso dar à audiência aquilo que a audiência quer ouvir.

Portanto, se o público começa a perder o interesse pela sua rádio, uma coisa é certa: é hora de analisar a programação e fazer mudanças urgentes.

Falta de atualizações

Para manter o interesse dos ouvintes na sua emissora, também é essencial acompanhar as novidades tecnológicas lançadas. A sua rádio está nas redes sociais? Possui um bom site na internet? Este site é responsivo – ou seja, possui design que se adapte facilmente a dispositivos móveis como smartphones e tablets? A emissora conta com um bom aplicativo para estes dispositivos? Todos estes são exemplos de estratégias que ajudam a melhorar não só a comunicação da rádio com o ouvinte, mas também a experiência que eles tem com a sua rádio.  

Falta de investimento para otimizar processos

Hoje em dia, existem inúmeros sistemas desenvolvidos para facilitar processos – dos mais simples aos mais complexos. Estas são ferramentas que ajudam a melhorar o controle financeiro, a organizar as mensagens recebidas, a acessar a biblioteca com mais agilidade e a integrar a programação comercial com a musical, entre outras facilidades.

A automação e otimização dos processos é algo importante para manter o ouvinte interessado na sua programação, porque é uma ação que melhora o gerenciamento geral da emissora. Garante maior agilidade no atendimento e nos processos rotineiros envolvidos na produção dos programas. O resultado é uma maior qualidade nos serviços prestados pela rádio.

Como recuperar a audiência da rádio?

O primeiro passo é conhecer a sua audiência. A partir desta informação, é possível remodelar o conteúdo veiculado de forma que a programação fique mais interessante para recuperar a atenção dos antigos ouvintes e até atrair a atenção de novos. Para isso, também é essencial definir qual é o perfil da emissora e garantir que todos os locutores e que toda a programação estejam de acordo.

Também é preciso acompanhar as tecnologias lançadas e investir naquelas que tragam um retorno positivo para a rádio. Aplicativos, softwares de gestão e redes sociais, por exemplo, ajudam a melhorar a interação com o ouvinte, a otimizar processos e até a melhorar a qualidade das gravações – por isso, não devem ser ignorados.

Definindo novas estratégias

Se identificar o que o seu público quer escutar faz parte da primeira etapa, analisar como responder à isso faz parte da segunda. O que deve ser mudado no conteúdo dos programas? É preciso melhorar a segmentação dos conteúdos? Os programas de notícias podem funcionar melhor em outros horários? Os blocos comerciais estão muito longos? A linguagem precisa ser melhor adequada ao público-alvo? Todas estas são perguntas relevantes na hora de definir as novas estratégias da emissora para manter, recuperar e atrair ouvintes.  

Também é essencial responder a pergunta: quais são as novas tecnologias que garantem a fidelização da sua audiência? O uso de redes sociais, aplicativos e sistemas de gerenciamento, já citados aqui, representam um bom começo. Que outras atualizações são importantes para manter o interesse do seu público-alvo? Pesquise novas tendências e descubra quais delas vão de encontro com as expectativas da sua audiência.

O segredo para o sucesso é simples: mantenha a sua rádio atualizada e dê ao seu público aquilo que ele quer ouvir.

O conteúdo da sua radio é pensado considerando o que a audiência quer escutar? A sua emissora está atualizada nas novas tendências para garantir o interesse dos ouvintes? Compartilhe a sua opinião sobre o assunto nos comentários.

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

ASSINE AGORA

Receba primeiro conteúdos do blog, newsletter e descubra novidades sobre nossas ferramentas completas para o sucesso da sua rádio . Fidelize ainda mais seus ouvintes e anunciantes!

NEWSLETTER

Se preferir, você pode falar conosco pelo e-maill: contato@cadena.com.br