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Promoções para Rádio: 10 ideias que sua emissora precisa pôr em prática agora

vencendo promoções para rádio
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vencendo promoções para rádio

Sabe quando bate aquele bloqueio criativo? Todo mundo que trabalha com criação de algo, sempre passa por aqueles momentos em que parece que não existem mais ideias ou inovações para suas ações. Quando vamos para o mundo das rádios, essa dificuldade de pensar promoções para rádio criativas pode impactar, diretamente, a receita e captura de novos anunciantes. 

Pensando nisso e sabendo como é a rotina dentro das emissoras, separamos hoje 10 sugestões efetivas que sua rádio pode adotar ainda nesta semana na venda de espaços publicitários e de promoções. Monte seu mídia kit e ofereça agora mesmo uma dessas promoções para rádio: 

Leia também: O que você precisa saber antes de criar promoções para rádio

Promoções para Rádio: Amigo Delivery

Não há dúvidas: nossas formas de consumo mudaram e o delivery virou parte da nossa rotina. E não estamos falando apenas de lanches. Hoje, tudo pode ser pedido por entrega, desde almoços até mesmo compras de supermercado ou produtos de beleza. 

As rádios precisam ter isso em suas promoções. Nossa dica é pensar em valores para delivery. Por exemplo: R$ 100 em delivery no restaurante japonês. 

Fora isso, uma super tendência é o “amigo delivery”. Muitas pessoas presenteiam seus amigos com entregas. Por isso, faça uma promoção com um prêmio ao participante + um presente para uma pessoa a sua escolha. 

Promoções para Rádio: Cupons de Desconto

Outra tendência de ações promocionais para rádio são os cupons de descontos. Por que, ao invés de dar um prêmio de graça para apenas uma pessoa, sua rádio não oferece dezenas de cupons de descontos para um mesmo estabelecimento? 

Para o comercial, isso torna-se um grande atrativo, até mesmo de retorno de público ao anunciante. Você passa a poder mensurar exatamente o impacto que aquela ação teve e o anunciante vai sentir “na pele” a vinda de pessoas. 

Para isso, busque plataformas, como a Cadena Online, que possibilitam uma gestão inteligente desses cupons de descontos, evitando fraudes, repetição de uso ou até mesmo limitando prazos e quantidades que serão disponibilizadas. Além disso, seus anunciantes poderão validar os códigos de descontos na própria plataforma. 

Promoções para Rádio: Bolsas de Estudos

Todo mundo busca se aprimorar em algo. Desde cursos profissionalizantes ou até mesmo aqueles mais simples, para algo cotidiano. As bolsas de estudos são excelentes promoções para rádio, porque possibilita, inclusive, que você personalize as ações a partir do que seu público realmente se interessa. Fora isso, você poderá criar programas especiais sobre os temas das bolsas promocionais. 

Por exemplo: se você, após analisar seu público, perceber que eles fazem artesanato nas horas vagas, é facilmente possível realizar uma promoção de bolsa de estudo em uma escola de artesanato. Além disso, você pode criar conteúdos interativos durante sua programação, com informações de artesanato ou até mesmo nas suas redes sociais. 

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Kits nas Promoções para Rádios

Os kits, sem dúvidas, lideram nossa lista de promoções para rádio. Se tem uma ação promocional que gera resultado, são aquelas que parecem oferecer diversos itens em um só. Você pode montar esses kits com mais de um anunciante, por exemplo. Ou, ainda, personalizá-lo para diferentes nichos de mercado, como cozinha, beleza, automotivo, etc. 

Além disso, outra tendência é o “Kit Presente”, na mesma linha do Amigo Delivery. Um kit para você e para um amigo. Esse ato de presentear gera uma cadeia de fidelização. Ou seja, se aquele amigo não ouve sua rádio, sabe de suas promoções ou até mesmo do anunciante, ele passará a conhecer. Possivelmente, ele poderá futuramente participar de alguma ação. Legal, né? 

Resgate de Participantes das Promoções para Rádios

O que você faz com os contatos de quem participa, mas não ganha suas promoções/sorteios? Onde está essa base de contatos? Quais ações de resgate você realiza? 

Então, pare tudo e pense nisso. Uma das formas mais eficazes de manter ouvintes ativos em promoções para rádio ou até mesmo levar pessoas para estabelecimentos comerciais, é oferecendo alguma recompensa por, ao menos, elas terem participado de alguma ação.

É simples. Pegue todos os contatos participantes e envie um cupom de desconto. Ou, ofereça algum brinde extra para compra de determinado produto ou alimento. Isso tudo estimulará tanto novas participações em promoções, como também, a ida ou compra do seu ouvinte no anunciante parceiro. 

Se você ainda não tem essa base de contatos estruturada, fale conosco e saiba como o Cadena Online integra toda essa gestão em uma única plataforma

Datas comemorativas nas Promoções para Rádio

Sua rádio pode aproveitar o que há de melhor do seu calendário sazonal. Dentro das promoções para rádio, é significativo o aumento de vendas durante períodos como Páscoa, Natal, Dia dos Namorados, aniversário da emissora, aniversário da cidade ou até mesmo o aniversário do anunciante. 

O legal desses momentos é que, certamente, seu público estará procurando algo para presente ou para comemoração. Por isso, invista em estratégias multiplataformas e mais assertivas. 

Só um cuidado em especial e reforçando: antes de planejar qualquer ação, pense na sua audiência. Conheça o que eles esperam, principalmente em datas de muito debate social, como Dia da Mulher ou meses de conscientização, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Ouviu, Ganhou:

Simples: a pessoa que ouvir a vinheta promocional e for a algum estabelecimento, ganha um desconto ou brinde. Mas, importante: faça com que seu ouvinte tenha que falar que ouviu aquela promoção durante sua programação.

Leia também: 6 erros comuns que a equipe comercial da rádio pode estar cometendo

Anote a Música

Tradicional no meio de rádios, a música premiada resolve muitas questões, inclusive, os jabás. Você consegue qualificar ainda mais sua venda de espaços para gravadoras, ter o controle de que, de fato, as músicas estão entrando na sua programação e ainda prende seu ouvinte a ouvir determinado cantor ou música. 

Esse tipo de ação costuma ter resultados bem positivos, tanto para aumento de audiência, como de entrega aos anunciantes.

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Você Merece Ganhar? Convença! 

Ah, o Concurso Cultural… Quem não gosta de ouvir uma boa história ou até mesmo se emocionar com alguém desejando muito algo? Esse tipo de estratégia funciona muito bem em datas sazonais ou até mesmo para visitas em camarins de shows. Além de ser um trunfo na manga da sua programação, que passa a conhecer melhor seu público e poderá aproveitar algumas histórias para temas de programas.

Nas redes sociais, essas histórias costumam gerar muito engajamento e estimular que outras pessoas participem e contem seus “causos”. 

Cadena online

Sua Doação Vale Desconto: 

Sustentabilidade virou palavra de ordem. Mais do que uma necessidade, ser sustentável precisa tornar-se uma ação e transformação da sua rádio. E quando falamos de sustentabilidade, não estamos nos referindo apenas à sustentabilidade ambiental, por exemplo. Responsabilidade social precisa estar em foco. 

Não é de hoje que rádio é um agente de transformação da sociedade. Por isso, pensar em promoções para rádio unindo o bem social e o aspecto comercial é uma das ações mais assertivas e de fidelização do público. Uma dica é pensar suas campanhas com Instituições em parcerias com empresas privadas. Por exemplo: doe uma roupa e ganhe 10% de desconto na loja X. 

Leia também: O que leva uma empresa a anunciar na rádio?

Esperamos ter ajudado você e sua rádio a ficar ainda mais conectada com seus ouvintes e anunciantes. Promoções para rádio nunca deixarão de existir. Mas elas precisam evoluir e ficarem cada vez mais qualificadas, para ajudar a sua rádio a comprovar que o investimento dá retorno.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima! 

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

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