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Rádio e redes sociais: novas ferramentas para velhos usos?

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As redes sociais vieram para ficar! O compartilhamento de imagens e a troca de mensagens por estes meios de comunicação já é parte do dia a dia das pessoas há alguns anos. A popularização dos smartphones e da internet só firmaram os espaços de interação virtual.

Mas o que isso significa para as rádios?

O surgimento de novos meios de comunicação alteram o comportamento das pessoas. Isso é normal e também aconteceu com o surgimento da televisão, por exemplo. Quando algo novo e tão impactante surge, é necessário que os antigos veículos se adaptem às novidades. As redes sociais podem ser excelentes aliadas das emissoras de rádio, porque são canais que ajudam a promover marcas, aumentar a interação com o ouvinte e destacar conteúdos que tenham relevância para o seu público-alvo! Saiba mais:

Como as redes sociais podem ser utilizadas a favor da rádio

As redes sociais são mídias que compartilham um objetivo: promover a interação entre os usuários cadastrados. A rádio, por sua vez, já nasceu como um veículo interativo, desde os primeiros anos, a comunicação com o público era uma de suas mais fortes características. Quem lembra das ligações feitas para pedir uma música em determinado programa, por exemplo? Estas ligações ainda existem, mas, com as redes sociais, a ideia ganhou ainda mais participação do público.

Hoje em dia, o ouvinte pode enviar um tweet pedindo a música que quer escutar, pode mandar uma mensagem no Facebook dando sugestões à rádio ou pode usar o WhatsApp público da estação para opinar sobre determinado assunto. Sendo assim, as mídias sociais devem ser usadas para complementar os recursos da rádio, tornando o veículo ainda mais interativo!

Muito mais divulgação para a programação e as promoções da emissora

As redes sociais devem ser encaradas como mais um canal que pode ser utilizado pela rádio. Criar uma fanpage no Facebook, por exemplo, é essencial. O espaço pode ser utilizado para avisar aos seguidores sobre ações promocionais que estiverem sendo feitas pela rádio. Assim, mais pessoas ficam sabendo de sorteios e promoções e a participação do público é maior (ou seja, a ação tem resultados ainda melhores).

O espaço virtual pode ser usado ainda para fazer enquetes perguntando o que o público quer ver na programação. Também precisam ser divulgadas informações que tenham relevância para quem escuta a sua emissora. Uma estação especializada em esportes, por exemplo, pode divulgar tabelas de jogos e notícias relacionadas ao assunto.

Ouvintes mais engajados, melhores oportunidades de anúncios

Utilizar a força das redes sociais para aumentar a interação com o ouvinte é uma ótima oportunidade, porque esta é uma maneira eficiente de engajar a audiência. Ouvintes engajados ajudam na criação de um conteúdo de qualidade – fato que atrai ainda mais público para ouvir os programas, o que reflete diretamente na reputação da rádio frente aos anunciantes.

Portanto, existem inúmeros benefícios trazidos pelo uso das redes sociais como aliadas da sua emissora. Estes são novos canais que ajudam a melhorar a comunicação com a audiência, proporcionam mais oportunidades para aumentar a lucratividade e as possibilidades de divulgação das ações desenvolvidas pela rádio. São novas ferramentas que potencializam antigas atividades!

Não esqueça, crescer é agregar – meios, estratégias, conhecimento. Como foi a adaptação das sua rádio a estes novos meios de comunicação? Conte um pouco da sua experiência nos comentários!

 

SOBRE A CADENA

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