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Guia Definitivo do WhatsApp Business 2023 para Rádios

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Para traçar novas estratégias de vendas para a sua rádio, é preciso ficar por dentro das tendências que surgem. O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para otimizar sua comunicação, e entender como ela funciona e como usá-la pode beneficiar não apenas a sua equipe, mas também os resultados dos seus anunciantes.

Por esse motivo, a Cadena preparou o Guia Definitivo do WhatsApp Business para Rádios, que o ajudará a compreender: 

  • Diferença entre o WhatsApp comum e o WhatsApp Business e qual a melhor opção para a sua  rádio.
  • O passo a passo de como funcionam seus recursos mais importantes. 
  • Seus benefícios e como ele pode ajudar a sua rádio a melhorar a interação com os ouvintes.
  • Problemas comuns que as rádios costumam enfrentar e como evitá-los.
  • Como aproveitar as interações para conhecer o perfil da audiência que se relaciona no dia a dia.
  • Como melhorar a gestão de promoções e participações e realizar ações promocionais de sucesso com o WhatsApp Business.

[ALERTA DE SPOILER] Já adiantamos que a ferramenta sozinha não é capaz de fazer milagres, e seu mau uso pode acarretar em problemas para rádio, como a perda do histórico das participações, de estatísticas e do perfil da audiência que interage, sortear a mesma pessoa repetidamente, não atrair novos leads para os anunciantes e perder oportunidades de marketing e vendas, entre outros, frustrando sua equipe, seus ouvintes e seus anunciantes. 

Mas é só seguir com a gente até o final do Guia para evitar tudo isso e otimizar seus processos, para dar uma experiência e resultados incríveis para todas as partes.

Vamos lá!

Primeiramente, vamos falar sobre a diferença entre o WhatsApp e o  WhatsApp Business.

A primeira versão do aplicativo foi criada para que as pessoas pudessem conversar, enviar mensagens e arquivos para amigos e familiares, ou seja, para uso pessoal.

Devido ao sucesso da ferramenta original, foi criado o WhatsApp Business, que possui a mesma interface da versão original, mas com recursos específicos para ajudar as empresas a se comunicarem com seu público. Vamos entender como? 

Ambas as opções são gratuitas e acessadas pelo celular, via aplicativo baixado na App Store (iOS) ou Play Store (Android), e também via computador a partir de um navegador da web ou aplicativo, que pode ser baixado e instalado. 

Tanto o WhatsApp quanto o WhatsApp Business sincronizam as conversas e contatos do computador com o aplicativo celular, permitindo que o usuário possa utilizá-los em diferentes dispositivos, o que facilita a vida do profissional que faz os atendimentos dos ouvintes e executa outras funcionalidades no computador ou tablet. 

A versão Business possibilita programar mensagens automáticas, criar um catálogo de produtos, aplicar etiquetas em conversas ou contatos, e criar listas de transmissão para a distribuição de conteúdos comerciais. 

Esta versão também permite que várias pessoas da equipe da rádio acessem e gerenciem as mensagens e interações com os ouvintes ao mesmo tempo, se necessário: com o recurso WhatsApp Business API, é possível configurar uma única conta em vários dispositivos.  

Porém, é preciso lembrar que a utilização do WhatsApp Business API requer a aquisição de uma licença paga e o cumprimento das políticas de uso estabelecidas pelo WhatsApp.

Para interagir com a rádio, o ouvinte pode usar qualquer uma das versões: não há necessidade de baixar a versão Business! Ele pode usar normalmente seu WhatsApp “tradicional”. 

Agora que já sabemos quais são as diferenças entre os aplicativos, veja o passo a passo de como usar o WhatsApp Business:

Instale a versão Business no seu celular da rádio ou de quem vai operar

Faça o download do WhatsApp Business na loja de aplicativos do seu dispositivo e instale. Em seguida, informe e confirme o número de telefone que você vai associar a esta conta e o nome da empresa. Finalmente, faça a configuração da conta acessando o menu principal e selecionando “Configurações

Configure a versão comercial em seu perfil

Para configurar seu perfil comercial, acesse o menu de “Ferramentas Comerciais” do WhatsApp Business, clique em “Perfil Comercial” e insira as informações da sua emissora. 

Configure também a localização da rádio, site, horário de funcionamento e adicione as contas do Facebook e Instagram. Assim, você poderá adicionar o botão do WhatsApp Business à sua página e perfil comercial.

Use a automação de mensagens para otimizar o tempo da sua equipe

O envio de mensagens automáticas é a ferramenta mais buscada e que mais vai te ajudar a otimizar o seu tempo dentro do WhatsApp Business. 

As mensagens podem ser programadas para diferentes finalidades, como informar sobre sorteios para aumentar o número de participações, promoções de anunciantes, fazer uma saudação, ou até mesmo responder perguntas frequentes. 

Existem três opções de mensagens automáticas. Veja: saudação, quando o ouvinte manda mensagem para a rádio e recebe uma resposta automaticamente; respostas rápidas, que são as mensagens pré-definidas que podem ser utilizadas para responder rapidamente a perguntas frequentes e as mensagens de ausência, que são configuradas para avisar sua ausência quando o ouvinte entra em contato com a rádio. 

Para configurar mensagem de saudação, que é a mais usada, siga esses passos:

  • No menu de configurações do WhatsApp Business clique em “Ferramentas Comerciais”.
  • Selecione “Mensagem de saudação”.
  • Ative a opção de “Enviar mensagem de saudação” para que elas sejam enviadas automaticamente.
  • Selecione os destinatários.
  • Na caixa de “Mensagem” escreva o texto que você quer que seus ouvintes ou anunciantes recebam quando entrarem em contato com sua rádio.

Mais uma opção de mensagens automáticas são as respostas rápidas, que podem ser usadas para responder a perguntas feitas com frequência, como por exemplo: qual é a programação da rádio, se há algum sorteio ativo, entre outras.

Para configurar as respostas rápidas, siga o passo a passo:

  • Abra as “Ferramentas comerciais” no menu principal.
  • Clique em “Respostas rápidas” e depois em “+”, para adicionar a mensagem.
  • Em “Atalho” digite o comando de envio.
  • No campo “Mensagem”, digite o texto desejado.
  • Por fim, selecione uma mídia, se for o caso.

Essa é uma excelente opção para otimizar a divulgação de suas promoções. Ao lançar uma promoção, é comum que a rádio receba várias perguntas sobre ela, como se ainda está ativa, como participar, qual é o link, entre outras. Nesse caso, com uma mensagem rápida configurada, você pode enviar todas as informações necessárias em apenas um clique. Veja: 

 

Você também pode deixar uma resposta automática quando precisar se ausentar da rádio. 

Para configurar a mensagem que comunica ausência:

  • Abra as “Ferramentas comerciais” no menu principal.
  • Em seguida, selecione “Mensagem de ausência”.
  • Ative essa opção e no campo “Mensagem” escreva o texto que deve ser enviado.

Em “Horário”, você define os momentos em que essa mensagem deve ser enviada.

Crie etiquetas personalizadas 

Etiquetas personalizadas são ótimas para diferenciar as suas conversas. Por exemplo: você pode etiquetá-los como anunciantes ou ouvintes. 

Para etiquetar os seus contatos é bem simples e você precisa seguir duas etapas. Na primeira, abra o menu de mensagens, selecione “Etiquetas” e depois escolha “Adicionar nova etiqueta”, para criar suas próprias etiquetas. Assim, você pode classificar os seus clientes por critérios que são adequados para a sua rádio. 

Na segunda etapa, abra o menu de “Conversas”, toque e segure em uma conversa para abrir o menu de opções. Selecione “Etiquetar Conversa” e depois selecione a etiqueta que melhor se encaixa com seu contato. Pronto! Agora fica mais fácil identificar quais mensagens requerem sua atenção ou são mais importantes: 

Faça anúncios pelas listas de transmissão

A lista de transmissão é outro recurso que ajuda na comunicação entre a rádio e os ouvintes. Com ela, é possível enviar mensagens para um grande número de contatos de uma só vez, o que agiliza o processo. Este recurso é ótimo para divulgar descontos dos anunciantes da rádio, inclusive cupons que ajudam a escoar estoques e manter a casa cheia. Além disso, permite divulgar boletins diários de notícias da cidade ou outras informações relevantes que a rádio deseja comunicar aos seus ouvintes. 

Para criar a sua lista, abra no menu de mensagens a opção “Listas de Transmissão”, clique em “Nova lista”, selecione os contatos para os quais você deseja enviar mensagens e faça o envio. 

Vale ressaltar que as listas de transmissão só funcionam para os contatos que salvaram o número da sua rádio na agenda. Então, ações que incentivem os ouvintes a salvarem o seu contato são muito importantes. 

Use o link curto gerado pelo aplicativo para divulgar seu perfil

Ótimo para colocar na bio do Instagram e site, o próprio aplicativo gera um link compartilhável do seu perfil do WhatsApp Business. 

Para acessá-lo clique em “Link Curto” nas ferramentas comerciais e em “Copiar Link” para copiá-lo, “Compartilhar o Link” para compartilhá-lo e “Código QR” para gerar um QR Code. Você também pode configurar uma mensagem para que as pessoas possam ler ao abrir o seu link de contato.

Agora que mostramos como usar as ferramentas básicas do WhatsApp Business: vale a pena trocar para a versão empresarial ou devo manter o aplicativo original do WhatsApp? 

Se você deseja aumentar as interações em suas promoções, criar campanhas baseadas em dados e diminuir o tempo da sua equipe e investimento gasto em propagandas de sua emissora, a resposta é sim

Nesse artigo publicado pela AERP, Germano Assad comenta sobre como a versão comercial e gratuita do WhatsApp Business pode ajudar pequenas e médias emissoras a perfilar audiência, realizar pesquisas e melhorar a qualidade da interação com o público.

Entretanto, lembra que dissemos que, sozinho, o WhatsApp Business não faz milagres? Entenda: 

O WhatsApp Business é ótimo para automatizar seus atendimentos e ajudar a promover suas promoções e sorteios. Mas, ele não faz tudo sozinho no que diz respeito a gerenciar seus contatos e promoções. Como, por exemplo, consolidar os dados do perfil da audiência, executar sorteios automáticos e com critérios justos que fidelizam os ouvintes e levam mais clientes para os anunciantes. 

Veja o exemplo a seguir para que possa entender melhor: 

Imagine que sua rádio acabou de lançar uma promoção e está recebendo várias mensagens pelo WhatsApp Business, todos os dias, dos ouvintes enviando seus nomes, endereços, datas de nascimento e outros mais para conseguir participar. Infelizmente, o locutor/atendente não consegue salvar todos os contatos devido ao grande número de interações. Além disso, às vezes, os dados são incompletos ou a equipe não tem tempo suficiente para cadastrá-los corretamente. Como resultado, vários dados são perdidos e o sorteio não é realizado com critérios justos, o que pode acarretar em vários problemas e faz com que aqueles que não ganharam percam a oportunidade de receber benefícios ou comunicações futuras. 

Por exemplo, se o sorteio fosse de kit churrasco, as outras centenas de participantes que também poderiam ir à casa de carnes fazer compras para o seu churrasco ou cardápio da semana não receberiam uma mensagem da rádio com algum cupom de desconto ou e-mail de um evento promovido pela rádio e seu anunciante. 

A rádio deixaria de levar vários leads para os anunciantes, pois os dados não foram bem aproveitados. Lembrando que a rádio não conseguirá garantir que os premiados não serão sempre os mesmos e nem ter um controle ágil dos aniversariantes do dia. Complicado, não é mesmo? 

Mas não precisa ser assim tão difícil. Para gerenciar sua audiência e sorteios, você precisa de uma ferramenta que simplifique a participação dos seus ouvintes e forneça dados consolidados aos seus anunciantes. Caso contrário, você continuará perdendo muito tempo de sua equipe e o mais importante: perdendo dados do perfil do seu ouvinte e histórico de interações, que podem ajudar a conhecer melhor a sua audiência e gerar mais vendas para os seus clientes! O ideal é que a ferramenta de gestão capte dados importantes das participações e ajude a rádio a otimizar a sua rotina e a vender mais. Como por exemplo: 

Atendimento self-service e participação simplificada do ouvinte: 

O ouvinte precisa ter autonomia para participar das promoções de forma rápida e self-service, sempre que possível,  não enviar dados avulsos e quando fosse realmente necessário, seus dados seriam cadastrados pela rádio. Isso seria ótimo para otimizar o tempo da rádio, pois seria muito mais conveniente para o locutor ou atendente se o ouvinte pudesse simplesmente clicar em um botão e ter o seu cadastro completo já preenchido (com o sistema Cadena Ouvintes, o ouvinte precisa preencher seus dados essenciais apenas uma única vez). Dessa forma, não seria necessário digitar várias vezes o nome completo, bairro/cidade e data de nascimento todos os dias. Essa praticidade é benéfica tanto para o ouvinte quanto para a rádio, tornando o processo mais rápido e fácil. O ouvinte pode simplesmente concorrer e aguardar o sorteio. Assista neste vídeo como simplificar a participação do ouvinte em uma promoção da sua rádio. 

Conhecer mais o ouvinte

Além disso, a rádio não perderá milhares de dados de interações. Afinal, é importante que a rádio conheça melhor seus ouvintes para produzir conteúdos mais assertivos. O ouvinte é um LEAD (potencial cliente) para os anunciantes. A rádio também poderá usar os formulários inteligentes para coletar informações além dos dados básicos, como idade e bairro, e descobrir se o ouvinte tem filhos, animais de estimação ou preferências de programação, por exemplo.

Mais promoções simultaneamente 

Com uma ferramenta de automação de sorteios, sua rádio será capaz de realizar várias promoções simultaneamente, sem se preocupar se um mesmo ganhador será selecionado novamente, o que tornará os sorteios mais justos e confiáveis e sem consumir muito o tempo da equipe.

Aniversariante do dia

É fundamental que a equipe da rádio esteja empenhada em manter uma comunicação eficiente com a audiência e fazer uso de todas as ferramentas disponíveis para estabelecer uma conexão mais próxima com os ouvintes. Identificar os aniversariantes do dia e parabenizá-los ou presenteá-los com algum benefício pode ser uma excelente forma de fortalecer os laços com a audiência. Com a ajuda de uma ferramenta que automatiza todo esse processo, a rotina da rádio se torna mais leve e a possibilidade de esquecer datas comemorativas é reduzida.

Participações por meio

É importante não somente saber quantas participações sua promoção teve através do WhatsApp Business, mas também monitorar o desempenho em todos os outros canais de interação e somente por meio de uma ferramenta de monitoramento de dados é possível rastrear a origem dessas interações.

Pós vendas de cada promoção

O pós-venda é uma estratégia de relacionamento com o cliente que visa manter o contato com o público após a realização da promoção, seja para agradecer a participação, fornecer feedback sobre a promoção ou até mesmo para oferecer outras oportunidades de interação com a rádio e só é possível, se a rádio consegue monitorar os dados das promoções. 

Realizar a gestão dos sorteios não apenas aumentaria o engajamento dos ouvintes, mas também ajudaria a construir um relacionamento duradouro com os clientes da rádio e seus anunciantes. E quem sabe, no futuro, a promoção poderia ser ainda melhor, e todos aqueles que participaram teriam uma chance justa de ganhar.

Por isso, a melhor solução para ter uma rotina otimizada, com processos simplificados tanto para sua equipe quanto para seus ouvintes, é unir o WhatsApp Business com uma ferramenta de gestão de ações promocionais e de audiência, como o Cadena Ouvintes, por exemplo. 

Então, vamos entender melhor como executar tudo que falamos até aqui?  

Como fazer promoções de sucesso no WhatsApp Business?

Vamos unir o útil ao necessário e entender como realizar uma promoção que, além de ser automatizada, será bem divulgada e terá várias participações de ouvintes engajados. 

Passo 01: Cadastre a sua promoção ou cupom de desconto no seu sistema de gestão de ações promocionais e audiência. 

Vamos demonstrar no Cadena Ouvintes como seria: 

Inclua todas as informações sobre a promoção, como fotos, descrição, perguntas para sua audiência, data e horário para o sorteio. A ferramenta fará toda a administração dos sorteios sozinha. 

Ao cadastrar sua promoção, não se esqueça de selecionar a opção WhatsApp para permissões de inscrições dentro do aplicativo. O link servirá tanto para o WhatsApp tradicional quanto para o Business.

Passo 02: Pegue o link de compartilhamento da sua promoção, que já estará com todas as informações cadastradas:

Como mostrado na imagem acima, é importante que o link selecionado seja trackeado para o WhatsApp. Isso permitirá que você monitore quais participações vieram do WhatsApp Business e como foi a performance da ação promocional divulgada através dele. 

Ao utilizar um sistema de automação para suas ações promocionais, você terá acesso a informações importantes, como demonstrado nas imagens abaixo. Além disso, todas as inscrições ficam armazenadas em um banco de dados da rádio, que são dados valiosos sobre as promoções e seus ouvintes.

Depois de ter criado a sua promoção automatizada, é hora de divulgá-la! 

Passo 03: Chegou a hora de colocar em prática o que ensinamos sobre o WhatsApp Business para criar uma promoção de sucesso! Você usará as seguintes as seguintes ferramentas para fazer a sua divulgação: 

  • Listas de Transmissão: Utilize suas listas de transmissão para promover o link da sua promoção ou da central de promoções, permitindo que o ouvinte escolha e participe de diversas promoções simultaneamente.
  • Mensagens Automáticas: Configure as mensagens automáticas (saudação, ausência e respostas rápidas) para que todos que entrarem em contato recebam o link da promoção.

Além de divulgar seu link através das ferramentas comerciais, você também pode usar o status do WhatsApp Business para divulgar a sua ação promocional. Outra sugestão é criar um grupo e divulgar nas outras redes sociais para que quem quiser participar entre e receba acesso às promoções e cupons através dele. 

É uma estratégia simples, rápida e eficiente! 

Minha promoção terminou, qual é a melhor forma de usar os dados obtidos? 

Os dados fornecidos pelo WhatsApp Business não ajudam muito na hora de analisar as estatísticas e entender a performance dos anúncios criados para os clientes da sua rádio. Embora o WhatsApp Business seja uma ótima ferramenta para gerenciar contatos, ele pode não fornecer dados consolidados sobre quem participou de promoções específicas.

E você, que é de rádio, sabe que esses dados não ajudam muito a identificar o perfil do ouvinte, não é mesmo? Para que sua rádio possa criar conteúdo assertivo e que engaje seus ouvintes, é impreterível conhecer o perfil deles

Veja alguns exemplos de resultados e dados extraídos da nossa ferramenta, Cadena Ouvintes: 

Dados da Audiência: (dados importantes como gênero, idade e quantidade total de ouvintes por cidade ou bairro). 

Formulários inteligentes: perguntas de qualificação de perfil e atualização de cadastro para fins comerciais e artísticos.

Além disso, é possível extrair os dados como quantidade de participações únicas e identificar o meio que mais gerou resultados para a ação promocional. 

São dados valiosos para que você entenda quais promoções sua audiência mais gosta e participa, qual é o perfil do seu ouvinte, quantas participações cada promoção gerou e o mais importante: tudo de forma simplificada e unificada. 

Entender quem é o cliente da sua rádio é muito importante. Assim, as estratégias de vendas serão criadas com embasamento de dados e direcionadas de forma assertiva. Leia o artigo da nossa Diretora de Vendas e Marketing, Carolina Sasse, para o sindicato SERT, de Santa Catarina. Nele ela explica exatamente o que precisa ser levado em consideração para que você conheça melhor os seus clientes  

Tão importante quanto saber como funcionam as ferramentas do WhatsApp Business, é atender às boas práticas de comunicação no aplicativo. 

Afinal de contas, você não quer ser inconveniente ou até mesmo banido da plataforma, não é mesmo? 

Existem regras que devem ser seguidas para o uso do WhatsApp Business em conformidade com a LGPD e que envolvem uma série de medidas para garantir a proteção dos dados pessoais dos usuários. É importante que as rádios estejam atentas às regras de coleta, armazenamento e uso dessas informações. Leia o artigo que separamos que explica exatamente como devem ser essas práticas. 

Seguimos com algumas orientações: 

  • Siga as políticas de boas práticas, compartilhamento, termos de serviço e direito de imagem no WhatsApp Business. Confira esses detalhes no site do WhatsApp.
  • Atualize sempre seus dados, isso inclui nome, endereço, site, horário de funcionamento e o catálogo de produtos e serviços disponibilizados no perfil.
  • Envie mensagens ou inclua na sua lista de transmissão, apenas contatos que aceitaram ser contatados pela plataforma. 
  • Nunca envie muitas mensagens. Isso é invasivo e pode ser considerado spam. Essa prática leva ao aumento do número de bloqueios e até denúncias por parte de quem recebe e você pode perder sua conta por isso. 
  • Não envie mensagens fora do horário comercial. 
  • Use as mensagens automáticas de uma forma mais natural e humana possível.
  • Treine sua equipe! Faça com que sua equipe use os recursos e ferramentas disponíveis para melhorar os seus processos. Pois, de nada adianta tê-los, se não forem usados da forma correta e acima de tudo, estratégica. 
  • Use uma ferramenta de gestão de ações promocionais e de audiência adjunta com o WhatsApp Business.

São muitos os benefícios de usar ferramentas que otimizem a sua rotina. Com o WhatsApp Business e o Cadena Ouvintes, seus clientes e ouvintes não ficam esperando por atendimento e você ainda consegue ampliar suas oportunidades comerciais. A comunicação com a rádio fica mais acessível e a emissora se aproxima cada vez mais dos seus anunciantes e ouvintes.

Você já usa o WhatsApp Business junto com alguma ferramenta de gestão de ouvintes, sorteios e inteligência de audiência na sua emissora? Conta pra gente qual a sua experiência. Se precisa de ajuda para implementar um processo mais ágil e melhorar os resultados da sua emissora, fale conosco.

SOBRE A CADENA

Há mais de 20 anos no mercado, a Cadena é referência em ferramentas completas para o sucesso de emissoras de rádio. Com foco em gestão, automação e inteligência de audiência, as soluções Cadena possibilitam aumentar vendas; reduzir custos; fidelizar audiência e anunciantes; construir novos formatos de Ações Promocionais; gerenciar e automatizar sorteios; administrar metas e comissões; controlar despesas x receitas e simplificar processos. 

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